Dados da Data Stories apontaram que 38% dos respondentes afirmaram que as campanhas influenciam nas suas decisões de compra
A Kantar Ibope Media apresentou os resultados da 41ª edição do Data Stories com o material "Marketing Effectiveness: A Publicidade e os Resultados de Negócio Cada Vez Mais Próximos", que analisa como as pessoas recebem e interagem com as campanhas de marketing.
Além disso, o levantamento também visa apontar os efeitos que a comunicação publicitária exercem nas jornadas de decisão de compra do consumidor.
Segundo os dados apresentados, 96% dos brasileiros prestam atenção na publicidade e 60% têm algum meio como fonte para decisão de compra.
De acordo com o material, a alta presença da publicidade entre os consumidores se traduz, consequentemente, em influência e interação, com 38% dos respondentes afirmando que a propaganda influencia nas suas decisões de compra e 30% apontando que interagem com a publicidade clicando no anúncio ou escaneando o QR Code.
Na busca por efetividade, por sua vez, a pesquisa notou que os consumidores estão mais atentos e preferem a publicidade que seja adequada à sua experiência. Entre os usuários de internet, por exemplo, 54% deles afirmaram que preferem ver anúncios online relacionados ao conteúdo dos sites que visitam, enquanto 59% prestam mais atenção nas propagandas que aparecem em sites que eles confiam.
Apesar das porcentagens positivas, o relatório também mostrou que as agências e as marcas ainda encontram alguns desafios. Entre os CMOs ouvidos pela Kantar, 50% deles consideram que a unificação de dados e métricas das jornadas de consumo cross-media para a otimização de estratégia dos investimentos em mídia e comunicação é um dos principais pontos que precisam de atenção neste ano.
Outro fato importante para se prestar atenção é que 44% deles também reconheceram que, entre as três maiores dificuldades do planejamento em sua empresa, está a necessidade de métricas unificadas para diferentes meios.