Segundo a pesquisa, 99% dos anunciantes fizeram inserções nas rádios durante o primeiro semestre de 2023
O áudio tem, cada vez mais, ganhado espaço no mercado. Segundo a pesquisa Inside Audio 2023, apresentada pela Kantar Ibope Media nesta quarta-feira (20), 9 em cada 10 pessoas consomem algum formato de áudio, sejam eles rádio, streaming, podcasts, entre outros.
O estudo também apontou que 76% dos ouvintes acreditam que o meio tem se modernizado em seus conteúdos e formatos. Além disso, 38% afirmaram que a possibilidade de escutar a rádio de forma online mudou a sua forma de consumo.
Ainda falando sobre as rádios, o meio é ouvido por 80% da população nas 13 regiões metropolitanas que são analisadas pela KIM e, segundo o levantamento, os ouvintes passam em média 3h55min ouvindo rádio por dia.
De acordo com a Kantar, as pessoas escutam o rádio em diferentes contextos como em casa (58%), no carro (27%), no trabalho presencial (26%), home office (7%), no transporte público (5%), na rua (4%), em veículos de aplicativo (4%) e em outros contextos (4%). Já os ouvintes de rádio web estão consumindo o conteúdo pelo celular (67%), computador (29%) e outros meios (11%).
Entre as preferências dos ouvintes, estão músicas (94%), notícias locais (32%), notícias nacionais (26%), notícias de trânsito (25%) e futebol (24%).
Segundo o levantamento, as plataformas mais utilizadas entre os ouvintes são o Youtube (39%), redes sociais (25%), podcast (22%) e streamings de áudio (12%).
A Kantar destacou o consumo de podcasts durante a apresentação, pontuando que 50% dos ouvintes de áudio são consumidores do meio, representando um aumento de 23% em relação ao ano anterior. Entre os conteúdos consumidos, estão a comédia (37%), música (34%), notícias e políticas (23%), esportes (23%) e educação (22%).
A pesquisa também destacou os streaming de áudio, que atualmente servem como uma opção para as emissoras de rádio atingirem o seu público. Segundo os dados apresentados, 43% dos ouvintes de rádio também consomem o streaming de áudio.
Nas ondas da publicidade
A Kantar também apresentou dados que mostraram a forma do áudio na publicidade, uma vez que o meio se apresenta como uma oportunidade para as marcas se comunicarem de forma mais efetiva com os públicos.
Segundo o Inside Audio 2023, 53% dos ouvintes de rádio prestam atenção nos anúncios em áudio e, entre os mais lembrados, estão os comerciais de rádio entre programas e músicas (50%), ações publicitárias feita por locutores (27%) e promoções durante a programação da emissora (25%).
Outro dado que consolidou a efetividade do meio na publicidade é o que, entre os Top 100 anunciantes, 99% deles fizeram anúncios no rádio durante o primeiro semestre de 2023.