Heineken, Coca-Cola, Uber, Desperados, Freya's, Google e KitKat aparecem entre os destaques
A campanha da Heineken Brasil para sua cerveja sem álcool, a Heineken 0.0, foi reconhecida como uma das mais eficazes do mundo pelo Kantar Creative Effectiveness Awards 2025. A premiação anual, promovida pela Kantar, celebra os anúncios que melhor se conectam com o público, com base em testes conduzidos pela ferramenta LINK.
Única brasileira entre os vencedores, a peça da Heineken ficou em 10º lugar na categoria impresso/outdoor.
De acordo com análise da Kantar, a campanha teve papel relevante no crescimento da marca ao redefinir a forma como o consumidor enxerga a cerveja zero álcool, não apenas como uma alternativa para quem está dirigindo ou de dieta, mas como uma bebida saborosa por si só.
"Com um visual atraente e uma mensagem focada em uma ocasião de consumo que expande a relação do consumidor com a categoria, a peça consegue atrair a atenção do público de maneira imediata, ajudando na construção de lembrança da marca e de associações que reforçam a conexão com o produto", declara Miguel Vils, head de creative e analytics da Kantar Brasil.
Entre os destaques globais da premiação também aparecem marcas como Coca-Cola, Deliveroo, Desperados, Freya's, Google, KitKat, Uber e Volkswagen. A Kantar avalia que, na era da inteligência artificial, a criatividade segue sendo a chave para campanhas memoráveis e mais do que nunca, deve ser pensada para gerar conexão emocional e impacto comercial.
Confira abaixo os três primeiros colocados de todas as categorias:
Digital/social
Marca | Título | Agência | Canal | País |
---|---|---|---|---|
Desperados | The Beer With Latin Vibe – Supermarket | LePub Milan | YouTube | Holanda |
CeraVe | Grandma | BPCM | TikTok | EUA |
Tourism Australia | Colours of Australia, Taylor's Version | Tourism Australia Social Media Team | EUA |
TV
Marca | Título | Agência | País |
---|---|---|---|
Deliveroo | Now just got even better – Octoman | Pablo London | Multimarket |
KitKat | Break Better campaign | VML London | Multimarket |
Volkswagen | YourWagen 60s TV | adam&eveDDB | Reino Unido |
Impresso/outdoor
Marca | Título | Agência | País |
---|---|---|---|
Coca-Cola | Pick up a Coke, light up the dark | Uncommon Creative | Noruega |
Google Pixel | Google Pixel 9 with Gemini | Contextual DOOH | Anomaly London |
Goodyear | Feel The Drive Pulse (DE Print) | McCann | Alemanha |
Tested by LINK AI
Canal | Marca | Título | Agência | País |
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TV | Freya's | Variety is Good | DDB NZ | Nova Zelândia |
TV | Colgate | Doctor Ad 30Sec MaxFresh | Ogilvy | Índia |
Digital | Uber | Taxi IMC (60s): Taksi için doğru tercih | BPG & VML Türkiye | Turquia |
Tendências criativas
A análise dos vencedores do Kantar Creative Effectiveness Awards 2025 revelou quatro tendências que podem inspirar anunciantes na criação de campanhas mais eficazes:
- Realidades identificáveis: Mostrar situações e personagens com os quais o público se identifica aumenta em 31 pontos percentuais o impacto médio dos anúncios. A Coca-Cola explorou isso no impresso/outdoor “Pick up a Coke, light up the dark”, voltado para locais com longos períodos de escuridão durante o inverno.
- Bizarramente ousados: Campanhas que apostam no surrealismo e no inusitado têm 41 pontos percentuais mais chance de viralizar. Um exemplo é “Octoman”, da Deliveroo, que traz um homem-polvo em um encontro romântico.
- Raízes reimaginadas: Revisitar o passado da marca de forma relevante gera 15 p.p. a mais de entretenimento. A Volkswagen fez isso com o comercial “YourWagen”, contando histórias de consumidores ao longo dos anos.
- Aproveitando tendências: Inserir a marca nas conversas culturais do momento, como música e esportes, potencializa o alcance. O Turismo da Austrália apostou nisso com “Colours of Australia, Taylor’s Version”, lançado durante a turnê de Taylor Swift no país.
"Nossos vencedores mostram como a criatividade pode realmente se conectar com as pessoas. Seja em momentos bizarros que nos param em nossas trilhas, histórias com as quais nos identificamos e que tocam nossos corações, ou ajudando-nos a encontrar nosso lugar no mundo de hoje, esses anúncios provam que a conexão genuína e o pensamento inovador andam de mãos dadas", finaliza Věra Šídlová, diretora global de creative thought leadership da Kantar.