A partir de janeiro, 1 ponto nos 15 mercados medidos passa a representar 277,6 mil domicílios e quase 700 mil indivíduos
A Kantar Ibope Media anunciou a atualização da representatividade do ponto de audiência da televisão no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2026. A revisão é baseada nas novas estimativas populacionais e mantém o critério de que 1 ponto equivale a 1% do universo pesquisado em cada praça aferida.
Com a mudança, 1 ponto de audiência nos 15 mercados medidos regularmente pela empresa passará a representar 277.670 domicílios com TV e 699.962 indivíduos com quatro anos ou mais. Os números servem como referência para a leitura de audiência e planejamento de mídia no mercado publicitário.
Entre os principais mercados, a Grande São Paulo passa a ter 1 ponto equivalente a 78.781 domicílios e 199.633 indivíduos. Na Grande Rio de Janeiro, o índice corresponderá a 49.778 domicílios e 122.054 indivíduos. Já na Grande Belo Horizonte, 1 ponto representará 22.184 domicílios e 55.330 indivíduos.
Confira a atualização de outras praças:
| Praça | Domicílios c/ TV | Indivíduos 4+ c/ TV |
|---|---|---|
| 15 Mercados | 277.670 | 699.962 |
| Gde. São Paulo | 78.781 | 199.633 |
| Gde. Campinas | 8.761 | 22.272 |
| Gde. Rio de Janeiro | 49.778 | 122.054 |
| Gde. Belo Horizonte | 22.184 | 55.330 |
| Gde. Vitória | 7.310 | 18.462 |
| Gde. Porto Alegre | 15.961 | 37.514 |
| Gde. Curitiba | 12.511 | 32.040 |
| Gde. Florianópolis | 5.672 | 13.641 |
| Gde. Goiânia | 10.100 | 25.019 |
| Distrito Federal | 10.034 | 26.506 |
| Gde. Salvador | 13.794 | 32.968 |
| Gde. Fortaleza | 13.723 | 35.677 |
| Gde. Recife | 14.118 | 35.792 |
| Gde. Belém | 7.765 | 22.460 |
| Manaus | 7.168 | 20.596 |
Segundo a companhia, a atualização anual da equivalência do ponto de audiência reflete a evolução demográfica das regiões monitoradas e é utilizada como base para análises de desempenho de conteúdo, negociação comercial e planejamento estratégico de mídia no país.
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