Em 1975, com a compra da CIN (Companhia de Incremento de Negócios), agência de publicidade do empresário Samuel Vilmar e que tinha na sua carteira da negócios o Banespa, a Leo Burnett consolidou o seu o primeiro movimento no País. Em 2011 orquestra outro movimento com a aquisição de 5% da recém constituída Tailor Made, do publicitário Paulo Giovanni, ex-sócio da holding americana Interpublic na Giovanni+Draftfcb, da qual foi presidente, função que deixou há cerca de três anos. É a Leo Burnett Tailor Made cujo plano de aquisição integral envolve período de cinco anos, portanto, até 2016 como delineia o contrato.

O anúncio oficial da operação foi nesta quarta-feira (26), na sede da agência no bairro do Brooklin, em São Paulo, com a presença do ceo da Leo Burnett Worldwide, o executivo Tom Bernardin, e o cco global Mark Tutssel. Bernardin ficou feliz com o negócio e promete fôlego da Leo Burnet Tailor Made para atingir o 5º lugar do ranking de faturamento das agências brasileiras em um prazo de quatro anos.

No primeiro trimestre de 2011 a Leo Burnett teve faturamento bruto no País de R$ 236 milhões, equivalente ao 16º lugar no ranking do Ibope Monitor, mesmo instituto que a listou em 2010 na 15º posição com R$ 1,175 bilhão. “Vamos crescer, primeiro nos nossos clientes onde já identificamos uma série de oportunidades. Mas estamos de olho em novos negócios também”, relatou Giovanni. “O Brasil é um País estratégico para a Leo Burnett porque está em processo de crescimento, recebendo investimentos robustos e tem uma ligação muito amigável com tecnologia e a globalização”, afiançou Bernardin.

Lindenberg divide direção criativa com Reis

O desfecho, após oito meses de negociações, demonstrou a confiança depositada por Bernardin e Tutssel no vice-presidente de criação Ruy Linderberg, nomeado pela dupla como presidente interino da Leo Burnett no País e também, por assim dizer, head hunter para a seleção de um novo presidente para a agência já que esse posto não está entre suas pretensões pessoais, como deixou claro após ter recebido proposta de Turtssel e Bernardin. “Ele cumpriu com zelo a missão. Quando o indicamos para a missão, deixamos claro que não queríamos apenas um substituto para o ex-ceo Renato Lóes, mas algo novo, surpreendente e que mudasse a operação brasileira da Leo para uma nova fase”, declarou Bernardin.

Na lista de Linderberg Giovanni fazia parte com mais dois nomes, mas ele era o seu preferido. No “café da manhã” realizado em setembro de 2010 no qual discutiram pela primeira vez a possibilidade de um envolvimento profissional na Leo Burnett, Giovanni recusou o convite com a justificativa da criação da Tailor Made.

“Fiz novo contato alguns dias depois e iniciamos uma conversa para valer já com a possibilidade desse formato materializado na Tailor Made Leo Burnett”, relatou Linderberg, que já discutira “há 14 anos” com Giovanni “sobre um provável empreendimento conjunto”.

Paulo Giovanni entra no empreendimento conjunto

Após o acerto inicial, porém, o Publicis Groupe, contralador da rede Leo Burnett, demorou a se pronunciar sobre o desfecho final da transação. Giovanni então lançou no final de 2010 a Tailor Made com a conta da Radio Disney, a primeira da nova Tailor Made Leo Burnett, ao lado dos sócios Marcello Magalhães (planejamento), Marcelo Reis (criação), Fernando Sales (mídia) e Pablo de Areteaga (operações e atendimento), todos vps nas suas respectivas especialidades na nova Leo Burnett Tailor Made . Reis, porém, vai dividir a criação com Lindenberg, que virou sócio da nova marca do Publicis Groupe.

“Retomamos as conversas e fechamos há alguns dias e logo definimos o formato do negócio”, detalhou Giovanni. Nesse ínterim recebeu propostas de outros grupos? “Não posso falar sobre isso”, ele respondeu. A Tailor Made foi formada para sustentar o negócio? “Em parte sim, embora eu já estivesse pensando na sua formatação, inclusive com outros sócios, há pelo menos dois anos. Era uma demanda dos nossos clientes na Mix Brand Experience e na Pop Trade Market. Muitos deles queriam uma visão 360° de comunicação com uma única agência. Mas tivemos uma elevação de trabalho que nos fez adiar esse desejo e necessidade”, acrescentou Giovanni.

A orientação holística ou 360º Giovanni implementará na cultura da Tailor Made Leo Burnett. Sua ideia é envolver todas as agências de todas as disciplinas de comunicação de marketing, de promoção a relações públicas, passando por ativação, relacionamento, marketing direto, eventos e premiações, no planejamento de todas as ações de comunicação, para que a orientação seja benchmark. “Vamos trabalhar em conjunto com todas as agências dos nossos clientes desde o planejamento inicial”, afirmou Giovanni. O primeiro trabalho sob essa nova orientação é uma campanha para o relançamento do modelo 500 da Fiat que está sendo desenvolvida desde o início com a AgênciaClick, fornecedora de ações de comunicação digital da montadora italiana. O carro, fabricado no México, terá nova abordagem ao consumidor e preço mais competitivo. A equipe envolve os planejadores Marcello Magalhães (Leo) e Ana Paula Cortat (AgênciaClick) e os criativos (Marcelo Reis (Leo) e Raphael Vasconcellos (Click).

“A Leo vai operar como uma espécie de hub de idéias à serviços dos clientes, sempre executadas por especialistas. Não vamos agir como concorrentes, mas unir todas as disciplinas para um caminho comum e eficaz. Queremos propor produtos, ações e tudo o que puder ativar as marcas de quem confia sua comunicação a nós”, justificou Giovanni.

A rede Leo Burnett também conversa com Giovanni sobre a aquisição da Mix Brand Experience e a Pop Trade Market, negócios que “quadruplicaram de tamanho nos últimos dois anos”. A Mix, de marketing promocional, é sob medida para uma associação com a Arc, marca similar da Leo. A Pop poderá ser o braço de shopper market, atividade que Giovanni estudou e praticou nas duas empresas após se desligar da Giovanni+Draftfcb. “Há a possibilidade”, resumiu Giovanni. Assim que chegou à sala escolhida pela Leo para a coletiva de imprensa ele disse “Estamos inaugurando uma nova página da publicidade brasileira” antes de cumprimentar os jornalistas.

por Paulo Macedo

Leia também:
Ruy Lindenberg será sócio e vp de criação da Leo Burnett Tailor Made
WPP também disputa passe de Paulo Giovanni
Ruy Lindenberg envia mensagem à equipe da Leo Burnett

Paulo Giovanni deve assinar contrato com a Leo nos próximos dias

Leo Burnett terá Paulo Giovanni na presidência