Estudo da Loggi apontou  crescimento de 134% de pequenos e médios empreendedores (PMEs) com envios nacionais este ano

A Loggi apresentou a primeira edição do Mapa da Logística, um levantamento inédito que apresenta dados e tendências de entregas de pacotes no primeiro trimestre de 2025 no Brasil.

O material traz dados locais e nacionais de envios e entregas, destaca categorias de produtos em expansão, além de trazer insights e ser referência para pequenos e médios empreendedores (PMEs) que vendem online para se conectarem com novos mercados em expansão e ampliarem suas vendas.

De acordo com o levantamento, a cada 7 segundos um novo pedido foi enviado para entrega em todo o país, com 55% do volume total sendo entregue em até 3 dias.

Ainda destaca o eixo Sul-Sudeste como as regiões que mais enviaram e receberam pacotes, além da forte presença no Nordeste, em especial na Bahia, Ceará e Pernambuco.

O estudo destacou ainda as regiões que tiveram, nestes primeiros três meses do ano, o maior crescimento no envio de pacotes durante o período: Santa Catarina (279%), Espírito Santo (248%), Rio Grande do Sul (150%), Minas Gerais (137%) e Goiás (118%).

As duas categorias, de vestuário e moda, e cosméticos e perfumaria, lideraram em envios em todas as regiões do país. Mas, tiveram outros tipos de produtos que também demonstram o comportamento e os hábitos de consumo que mais cresceram no 1° trimestre do ano, como óticas (+319%), eletrônicos e informática (196%), artigos esportivos (180%), joias e bijuterias (154%) e livrarias (106%), entre outros.

Destaque para o PME
De acordo com os dados do Mapa da Logística, este segmento cresceu 134% no período comparado com o 1º trimestre de 2024. Entre os dez principais estados com maior volume de envios de pacotes por PMEs estão: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Ceará.

Outro dado relevante foi durante a Semana do Consumidor (entre os dias 10 e 16 de março), em que os envios nacionais cresceram 154% para pequenos e médios empreendedores (PMEs), superando o crescimento de grandes marcas, que obtiveram praticamente um terço, sendo de 49%.

A primeira edição do Mapa da Logística analisa o movimento logístico do Brasil no 1º trimestre deste ano, considerando mais de 18 milhões de pacotes enviados em mais de 5 mil municípios conectados nas cinco regiões do país, por uma base de 20 mil empresas de diferentes segmentos e regiões.

(Crédito: Foto de Adrian Sulyok na Unsplash)