Dubai sedia nova unidade do grupo, que soma, agora, 13 bases fora do país; ainda neste ano estão previstos escritórios em Israel e na Itália

O Lide (Grupo de Líderes Empresariais) completa 20 de atividade este ano. Para celebrar a data, reforçou o comitê de gestão, com importantes nomes do cenário socioeconômico do país, e ainda está ampliando o seu alcance com expansão internacional.

O Lide está reiterando seu compromisso com os valores de apartidarismo, multilateralidade, pluralidade e multisetorialidade. O propósito do grupo de networking - que começou com 122 empresas filiadas e hoje tem mais de 1.700 - é de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética e justa.

Celia Pompeia, entre João Doria Neto e João Doria, na festa dos 20 anos do Lide (Fotos: Divulgação)

“A organização é formada por lideranças de várias áreas que pautam e ajudam a criar um debate propositivo para o país”, afirma o presidente do Lide, João Doria Neto.

Na gestão dele, as atividades do grupo iniciaram o processo de modernização, com soluções multimídia, enquanto o board foi reforçado com novos profissionais com notoriedade.

O chairman do Lide, Luiz Fernando Furlan, celebra a ocasião reforçando o papel do grupo em contribuir para com a sociedade. “A nossa postura é apolítica, portanto, ouvimos pessoas de diversas ideologias com o objetivo de impulsionar o debate. Neste momento, o Lide, no Brasil e no mundo, tem muito mais a colaborar para com o desenvolvimento”, diz.

O novo co-chairmain, João Doria, também fundador do Lide, retornou à iniciativa privada para reforçar o board.

“A criação do Lide há 20 anos foi algo inovador. Ele foi desenvolvido totalmente no Brasil. Hoje, não só é a maior instituição que reúne empresas e empresários brasileiros de diferentes setores como indústria, comércio, serviços, tecnologia, como também exporta esse modelo para o mundo. Criamos um projeto bem-sucedido e tenho muito orgulho de ter permitido que tantas pessoas valorosas pudessem ter participado e usufruam dos resultados dessa iniciativa”, declarou o co-chairman.

A organização anuncia a nova unidade em Dubai. Trata-se da 13ª base do grupo no exterior - o Lide está em cinco continentes e, no Brasil, mantém 20 unidades.

O objetivo é ampliar a atuação do grupo no Oriente Médio. Ainda este ano está previsto o início das atividades em Israel e na Itália. Recentemente foram abertas unidades em Portugal e na República Dominicana.

Além desses países, segundo o grupo, o Lide também está na Alemanha, na Argentina, na Austrália, na China, na Inglaterra, em Nova York, em Washington e no Paraguai. As iniciativas internacionais seguem modelo semelhante ao Brasil, estimulando o networking empresarial e o diálogo com o segmento público.

O Advisory Board foi idealizado pelo chairman do grupo, Luiz Fernando Furlan, que convidou os primeiros integrantes: Celso Lafer, advogado, jurista, acadêmico e ex-ministro as Relações Exteriores; Henrique Meirelles, economista, ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central; e João Doria, empresário e ex-governador de São Paulo; e Celia Pompeia, presidente do Grupo Doria.

Além disso, também por iniciativa da atual gestão do Lide, formou-se um Conselho Estratégico, com profissionais que já comandaram áreas de atuação do grupo ao longo das últimas duas décadas. Entre eles, Luiz D’Urso, Mario Anseloni, Mônika Bergamaschi, Paulo Nigro, Roberto Lima, Roger Ingold, Leonardo Framil e o co-chairman, Celso Lafer.

Celebração
Os 20 anos do grupo foram celebrados na última quarta-feira (26), na Casa Lide, em São Paulo, com presença do comitê executivo do grupo e filiados de todo o Brasil e do mundo, além de um pocket show da cantora Paula Lima.
Na ocasião foi reiterado o compromisso do grupo com os valores de apartidarismo, multilateralidade, pluralidade e multisetorialidade. O propósito é de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética e justa.