Em um cenário cada vez mais complexo e fluido, a exigência é por um perfil crítico, analítico, curioso e ágil para lidar com as rápidas mudanças

Na semana do Dia do Profissional de Marketing, comemorado em 8 de maio, o propmark convidou líderes de marketing de algumas das principais marcas atuantes no país para compartilhar suas visões de mercado, desafios e trajetórias, com o objetivo de inspirar a indústria e trazer um olhar humano para a profissão.

Maestros da condução dos objetivos mercadológicos de negócios, são eles os responsáveis também por direcionar as conversas das marcas com seus públicos, abrindo os diálogos necessários e gerando impacto positivo na sociedade.

Superintendente de marketing do Itaú Unibanco, Thaiza Akemi lembra que ser um profissional de marketing nos dias de hoje é viver, de maneira intencional, uma vida que transpira curiosidade, repertório e estudo. Para ela, uma vida vivida de forma criativa é uma escolha diária, consistente, do caminho da curiosidade, em vez do caminho do medo, da falsa segurança.

“Profissionais de comunicação, de marketing, sempre se encontrarão nesse caminho cruzado entre a excitação da curiosidade e o obstáculo do medo. E se escolhermos sempre o caminho mais seguro, nos distanciamos da cultura, das conversas relevantes, e, no fim, das pessoas com quem queremos nos comunicar. Então, ser uma profissional de marketing e líder hoje é encarar com coragem as tensões culturais, é ampliar de maneira intencional nosso repertório, e buscar sempre o caminho da criatividade”, reflete a executiva.

Vivendo a intersecção dos dados, da tecnologia e da criatividade, Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo, avalia que, nos próximos anos, os cenários serão ainda mais complexos e fluidos, nos quais as marcas precisarão ter posições consistentes e coerentes em diversas pautas e engajar comunidades em torno de seu propósito.

“Além de ser cada vez mais digital e inovador no uso das tecnologias, será preciso ser relevante na construção de ambientes físicos e imersivos, para construir experiências memoráveis e únicas. É preciso estar aberto às novas tecnologias, saber trabalhar com inteligência artificial e ter coragem e curiosidade de testar e aprender. Nunca foi tão importante conectar dados e emoção, e isto é algo que o profissional de marketing precisa dominar muito bem”, diz ela.

Resiliência também foi trazida como  um fator-chave para lidar com as adversidades e mudanças de mercado. “O profissional de marketing precisa manter a curiosidade e a escuta ativa o tempo todo, caso contrário não conseguirá trazer a inovação e relevância para suas marcas”, pontua o head de marketing da Nestlé, Valdir Nascimento.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 6 de maio de 2024