O país terminou o Cannes Lions 2023 com 92 Leões, sendo um Titanium, troféu que voltou a ser conquistado
Foi divulgado o Lions Creativity Report, documento que traz anualmente os principais insights e tendências e, sobretudo, o ranking das agências e marcas.
Neste ano, no Cannes Lions, o Brasil conquistou 92 Leões – um Titanium, dois Grand Prix, 11 Ouros, 28 Pratas e 50 Bronzes – superando os 70 troféus conquistados no ano passado (em 2019 foram 85 prêmios e, em 2020/2021, 68).
No ranking das Agências do Ano, divulgado no Lions Creativity Report, a novidade para o Brasil foi a presença da Africa Creative em décimo lugar. O top três ficou com Gut Buenos Aires, Publicis Conseil (Paris) e Adam&EveDDB, de Londres.
Na lista das Agências Independentes, o Brasil está representado com a Gut SP, na quinta posição. A vencedora foi a Gut Buenos Aires, seguida por Rethink, de Toronto, e Wieden+Kennedy, de Portland (EUA) – veja abaixo o ranking completo.
Na categoria Grupos de Comunicação, o ranking completou ficou assim: Omnicom, WPP, Interpublic Group, Publicis Groupe, Dentsu Group, Havas, Hakuhodo DY, Stagwell, Plus Company e S4 Capital.
Em relação às marcas mais criativas de 2023, de acordo com o Cannes Lions, a lista trouxe Apple, Dove e Heineken no top 3. O ranking continua com Heinz, Mastercard, a uruguaia PedidosYa, Nike, McDonald's, Michelob Ultra e Microsoft.
No top 10 da categoria Rede Independente do ano está a Gut, W+K, Rethink, Special, Serviceplan, Edelman, Mother, Fred & Farid e Jung Von Matt.