Movimento acompanha a expectativa de expansão do mercado publicitário no país
A mídia paga é uma das principais apostas para 2025. Segundo pesquisa da Conversion, 51,7% das empresas planejam ampliar seus investimentos nesse canal.
A razão desse movimento são os resultados no ROI proporcionados pela estratégia. Um levantamento da HubSpot indica que marcas que investem em tráfego pago observam um crescimento médio de 40% na geração de leads qualificados.
Além disso, apenas o Google Ads gera um ROI médio de 200% para anunciantes, de acordo com a WordStream.
Para João Paulo Sebben de Jesus, proprietário da PeakX, consultoria especializada em marketing digital, “o tráfego pago é a bússola que direciona a mensagem ao usuário ideal, no momento perfeito e com a oferta mais relevante. Seja no Google Ads, onde captamos a intenção de compra, ou no Instagram e TikTok, onde o conteúdo gera desejo, cada plataforma tem seu papel estratégico”.
A escolha da plataforma e o impacto nos resultados
Cada canal digital tem sua própria função dentro da estratégia de mídia paga. O Google Ads se destaca na conversão direta, atingindo consumidores que já estão buscando um produto ou serviço específico. “Normalmente, são produtos de necessidade, pois o nível de consciência sobre a solução já é alto”, explica João.
Já o Meta Ads (Facebook e Instagram) tem um papel diferente: “É excelente para construção de marca, engajamento e para trabalhar produtos que despertam desejo. Além disso, até mesmo produtos de necessidade podem se beneficiar dessa plataforma, pois conseguimos criar conteúdos persuasivos, evidenciando um problema, sua implicação e a necessidade de uma solução”.
O TikTok Ads, por sua vez, se destaca pela capacidade de viralização e alcance segmentado, enquanto o LinkedIn Ads é a melhor opção para empresas B2B que querem alcançar tomadores de decisão.
Cada uma dessas plataformas permite segmentação avançada, considerando idade, localização, interesses, intenção de compra e até comportamento online. “Podemos direcionar anúncios para pessoas que já consomem conteúdos relacionados ao produto dentro dos próprios aplicativos. Essa precisão aumenta drasticamente as chances de conversão, garantindo que cada real investido gere retorno real.”
Crescimento do mercado e o papel da IA na otimização de campanhas
Com o mercado de publicidade digital projetado para atingir US$ 870 bilhões até 2027, segundo a Statista, a pressão para que as empresas adotem estratégias de tráfego pago só tende a crescer.
No entanto, não se trata apenas de investir mais, mas sim de investir melhor. O uso de IA no marketing digital já é uma realidade: 70% das lojas virtuais utilizam inteligência artificial para análise de dados e automação de processos, segundo a Ebit/Nielsen. Essa tecnologia possibilita ajustes dinâmicos de orçamento, segmentação avançada e personalização em tempo real.
“A inteligência artificial permite otimizações avançadas, como testes A/B inteligentes, análise preditiva de comportamento e ajuste automático de lances. Aplicamos tecnologia em diversas etapas, desde a criação de landing pages otimizadas até a segmentação precisa do público-alvo. Isso garante que cada mensagem seja entregue no momento ideal”, explica João.
(Crédito: Foto de Freepik)