Governos, prefeituras e marcas produziram campanhas que alertam para comportamentos agressivos

Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva mostraram que 7 em cada 10 mulheres sentiram medo de serem assediadas no Carnaval de 2024. Outro dado do levantamento apontou ainda que metade das mulheres ouvidas já foram vítimas de assédio.

Por isso, governos, prefeituras e marcas apostaram em campanhas para combater os vários tipos de violência contra a mulher. O Governo do Rio, por exemplo, chamou Viviane Araújo para protagonizar a campanha “Aqui não é não. Respeite a decisão", assinada pela agência Nova.

Com conceito que vem evoluindo anualmente, a campanha priorizou, em 2023, informar ao público feminino sobre assédio. Em 2024, conscientizou o público masculino sobre o assunto. Agora, procura dialogar com toda a sociedade.

Além da mensagem principal, todas as peças da campanha divulgam o aplicativo Rede Mulher e o telefone 190 como ferramentas para combater o assédio durante o Carnaval, sugerindo que a mulher que se sentir incomodada e qualquer pessoa que testemunhe um caso de assédio acesse o app ou ligue 190.

“Visualmente, o conceito é transmitido num bloco de rua, diverso e alegre. O bloco é liderado por Viviane Araújo, uma mulher forte e carismática. É ela quem dá o recado de que não podemos nos omitir. É preciso agir e denunciar qualquer forma de assédio”, afirma Virginia Lencastre, diretora da agência Nova no Rio.

Já a Prefeitura de Salvador apresentou 'Tô Na Rua, Mas Não Sou Sua', uma iniciativa que também reforça o combate ao assédio e à violência contra as mulheres durante a folia. A proposta é transformar o Carnaval de Salvador em uma referência no combate ao assédio sexual, transformando a maior festa de rua do planeta em um ambiente mais seguro.

Para este ano, a Prefeitura desenvolveu um chatBOT via Whatsapp que funcionará como um canal de denúncias e informações sobre o tema, tudo isso em um ambiente seguro e ágil para que a vítima, ou quem a esteja auxiliando, possa ter informação e suporte para lidar com situações de assédio e/ou violência à mulher.

0:00
/

Equipes estarão espalhadas por pontos estratégicos da cidade, abordando foliões e distribuindo materiais informativos que trazem um QR Code direto para o canal de denúncia. A fim de que todo espaço esteja coberto, o mesmo recurso será disponibilizado nos camarotes, trios, palcos de bairros, transporte público, onde serão fixados mensagens e lembretes garantindo acesso rápido para quem precisar de ajuda.

Sem ser babaca no Carnaval
Com o objetivo de promover ações de enfrentamento à violência de gênero no Carnaval, a Prefeitura do Recife lançou 'Manual de Como não ser um Babaca no Carnaval'.

Criada pela agência Ampla, a campanha educativo alerta sobre condutas abusivas e oferece orientações sobre como denunciar e buscar apoio. A proposta traz mensagem direta e clara, refletindo a urgência de conscientizar as pessoas sobre a gravidade do problema.

A música-tema, composta por Joyce Alane, mistura frevo, pop e brega, sintetizando a diversidade e a autenticidade do Carnaval recifense, ao mesmo tempo em que reforça o valor de um ambiente de respeito e liberdade para todas as pessoas.

A comunicação contará ainda com materiais impressos, como o 'Manual de Como Não Ser Um Babaca no Carnaval', que, além das dicas sobre como agir, oferece informações cruciais de onde e quando as mulheres podem pedir ajuda durante a folia.

Defesa pessoal
Em campanha estrelada pelo casal Kyra Gracie e Malvino Salvador, a marca de lingerie DelRio diz 'Não ao assédio no Carnaval'. A iniciativa reforça o compromisso da marca com o empoderamento feminino e a autoconfiança, dentro do conceito "Vai com DelRio, Vai com Tudo", criada pela Advance.

A ação tem como destaque vídeos educativos de defesa pessoal estrelados pela campeã brasileira de jiu jitsu, Kyra Gracie e seu marido, o ator e também atleta de jiu jitsu Malvino Salvador. Ambos ensinando técnicas simples para que as mulheres possam se proteger de situações comuns de assédio durante o Carnaval.

Além da campanha digital, a DelRio promoverá ativações nas ruas, distribuindo adesivos e tatuagens temporárias em blocos carnavalescos com frases de impacto como "NÃO É NÃO", "MEU CORPO, MINHAS REGRAS" e "RESPEITA ELAS".