Edges 2025 alerta para a degradação cultural causada por conteúdos repetitivos e aponta caminhos para atuação mais relevante

A Backslash, unidade de inteligência cultural do Omnicom Advertising Group, lançou o relatório 'Edges 2025', que reúne 39 mudanças culturais com potencial de impacto duradouro nos negócios e na sociedade.

A análise, realizada globalmente, é um convite para que as marcas deixem de apenas replicar modismos virais e passem a contribuir de forma autêntica com a cultura contemporânea.

Segundo o relatório, o excesso de conteúdo repetitivo e sem propósito está levando à chamada “degradação cultural”. "Em 2025, as marcas que se apoiarem nos valores humanos, e não apenas na viralidade, serão aquelas que realmente contribuirão para a cultura – e não apenas a imitarão", afirma Jen Costello, chief strategy officer global da TBWA\Worldwide.

Marco Sinatura, CSIO da iD\TBWA, destaca que os Edges são "mudanças culturais globais com escala e longevidade", capazes de abrir oportunidades concretas para marcas que desejam acompanhar as novas demandas da sociedade. "Eles estão enraizados em valores humanos, que são reconhecíveis na cultura - seja aquela que se manifesta digitalmente ou nas nossas interações físicas e presenciais."

Entre os destaques do Edges 2025 estão três novos conceitos:

  • Eco-realismo: prioriza soluções ambientais mais práticas e escaláveis em vez de promessas utópicas;
  • Paradoxo da maturidade: aponta para a dissolução das fronteiras tradicionais entre juventude e vida adulta, impactando estratégias de segmentação etária;
  • Transparência comprovada: destaca a crescente exigência por rastreabilidade na cadeia de produção, impulsionada por tecnologias como blockchain e novas regulamentações.

"Em 2025, não basta seguir a cultura, mas sim moldá-la com propósito e autenticidade", conclui Sinatura.