Jogo da Riot celebra atração de parceiros e proximidade com mais de 35 milhões de usuários ativos mensais no mundo

O jogo de tiro tático Valorant foi lançado pela desenvolvedora de jogos eletrônicos norte-americana Riot Games - controlada pela empresa chinesa de tecnologia Tencent -, há cinco anos. O game fez tanto sucesso que não tardou para que as marcas entrassem no jogo. Mas uma das maiores comunidades de gamers do mundo não deixa espaço para ações pontuais. Conseguiu se conectar quem soube falar a mesma linguagem dos fãs da marca.

Em 2023, a Heineken montou o bar temático ‘Heineken 0.0 IceBox Bar’, que materializou um dos principais mapas do jogo, o Icebox. O espaço foi aberto no bairro da Vila Madalena, Zona Oeste da capital paulista. A ação reuniu jogadores para o campeonato panregional, o VCT Américas.

Já o Submarino criou uma música tão conectada aos jogadores que se tornou lema da comunidade, enquanto a marca de roupas No Future Brand confeccionou um modelo especial para a celebração do VCT Champions 2023, com a participação de criadores e influenciadores conhecidos dos fãs.

Em 2022, Valorant levou experiências inusitadas aos participantes do Afropunk, festival que celebra a cultura negra. A 'batalha de dança' apresentou performances de artistas inspirados nos agentes do game, imitando estilos, ritmos, movimentos e figurinos. O setlist do show incluiu músicas conectadas ao universo do jogo.

No ano seguinte, cosplays vestidos como agentes do game invadiram o evento. A cobertura ficou por conta de um squad de influenciadores. Teve ainda um estande com conteúdos audiovisuais que apresentaram personagens do jogo, incluindo a baiana Raze.

Aniversário
A data foi celebrada com a campanha 'Aqui é Vavá', que apresentou a nova comunicação visual do Valorant, além de homenagear a relação próxima com os fãs. Eles ajudam a moldar a identidade da marca, puxando o seu crescimento. Uma das ações transformou os canais de comunicação do jogo no Brasil em 'Vavá', apelido carinhoso adotado pela comunidade brasileira.

O projeto integra a ativação 'Vavá pelo Brasil', que tem murais alusivos ao game pintados por Ricardo Sotaq  em São Paulo, Ane Schutz em Porto Alegre, Raiana Britto em Salvador, Wira Tini em Manaus e Caio Neew em Brasília.

Implementada em parceria com a agência Instagrafite (INGF), a ação contempla meet & greets com influenciadores locais e fãs em frente às obras. Instalado no número 965 da Rua Helvétia, no Elevado Presidente João Goulart, conhecido como Minhocão, região central da capital paulista, o painel de Sotaq, de Embu das Artes, insere os agentes Sage, Omen e Jett no ambiente urbano a partir de cores fortes e traços inspirados no hip hop e em histórias em quadrinhos.

O artista espalhou easter eggs do jogo por toda a obra, conectando a sua estética à energia da cidade e da comunidade gamer.

Obra de Ricardo Sotaq no Minhocão, em São Paulo, será ponto de encontro de influenciadores e fãs de Valorant (Divulgação)

Balanço
O volume de jogadores de Valorant cresceu 18% de 2021 para 2022: 10% de 2022 para 2023; e 11% de 2023 para 2024. Com 27 agentes em 21 países, o jogo ultrapassa 35 milhões de usuários ativos mensais globalmente. Mais de 70% são da geração Z. Segundo a Riot, Valorant é o jogo eletrônico da modalidade FPS (First Person Shooter) mais assistido do mundo.

Em 2024, o Champions de Seul alcançou 9,1 milhões de espectadores e 44,3 milhões de espectadores únicos. Istambul (Turquia) e Los Angeles (EUA) também recebem o mundial. O próximo destino deve ser Paris, na França.

Valorant já foi reconhecido como o Melhor Jogo de eSports (The Game Awards 2022 e 2023); Melhor Jogo de Streaming (Golden Joystick Awards 2023); e Jogo de eSports do Ano (eSports Awards 2024). Foi indicado ainda para o Sports Emmy Awards 2025 na categoria Melhor Cobertura de Campeonato de eSports, na etapa final do Valorant Champions 2024.

Lançado para PC na China em 2023, o jogo chegou ao Xbox Series X|S e PlayStation 5 em agosto de 2024 para jogadores nos Estados Unidos e Canadá, Europa, Japão e Brasil. Já a versão mobile foi anunciada em abril de 2025 em parceria com o Lightspeed Studios, começando pela China.