Pernil, CCO da AlmapBBDO, compartilha detalhes sobre sua trajetória no mercado de publicidade e reflete sobre novas tendências do setor

No dinâmico universo da publicidade, Marco Giannelli, conhecido no mercado como Pernil, se destacou por sua resiliência e, claro, paixão pela criatividade. Atualmente, ocupando o cargo de chief creative officer (CCO) na AlmapBBDO, Pernil compartilhou com o propmark detalhes sobre sua jornada profissional, desafios e perspectivas sobre o futuro da publicidade.

Pernil conta que iniciou sua carreira no atendimento – uma trajetória meteórica que durou menos de 40 dias. “Na verdade, depois de fazer um curso para seleção de estagiários na Ogilvy, só havia uma vaga na criação: para diretor de arte. Como eu era redator, a única alternativa foi entrar com outra função. E lá fui eu, como atendimento da Unilever, esperando que uma vaga aparecesse. Algumas semanas depois, um redator de marketing direto saiu.

E foi a minha chance de ir para lá fazer dupla com o Rafael Urenha, que já era meu amigo de faculdade e tinha ficado com o tal estágio na direção de arte”, explica.
Para Pernil, cada etapa de sua jornada profissional foi marcada por conquistas significativas, desde o seu estágio inicial até seu papel atual como líder criativo na AlmapBBDO. “Acho que resiliência é a palavra-chave da profissão. Trabalhar, brigar para as ideias acontecerem, mas, ao mesmo tempo, não se prender muito a cada uma delas”, afirma.

A rotina de Pernil é definida principalmente por uma busca contínua pela criatividade. “O que eu tento nunca desmarcar são as reuniões e papos para ver ideias. E também tento gastar o tempo que for necessário para ouvir, pensar junto, tentar melhorar ou arredondar algo. Porque acho que aí é que está a minha maior colaboração para o nosso trabalho criativo”.

Quanto aos elementos fundamentais para este trabalho, ele diz ser uma resposta óbvia: as pessoas. “A criatividade sempre foi o mantra da Almap, desde que eu era estagiário e sonhava em trabalhar aqui. Acho que este pensamento, esta consistência ao longo de décadas, acaba atraindo pessoas com este perfil, vontade, paixão por propaganda – não só na área de criação. E isso, no fim do dia, é o que faz toda a diferença”, destaca.

Pessoas
Liderar uma equipe criativa em um mercado em transformação como o de publicidade apresenta desafios, sendo que para o profissional o maior deles  são as pessoas. “Manter um clima de motivação já não é simples. Além disso, tentar bloquear a pressão diária que existe por prazos e resultados e manter a competitividade sob controle é um esforço quase hercúleo. Mas a gente tem de trabalhar para que isso aconteça. Talvez seja a nossa maior missão”.

Leia a íntegra da matéria na edição impressa de 29 de abril