Rui Mendonça vai substituir Miguel Gularte e terá como missão dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos
A Marfrig anunciou a eleição de Rui Mendonça como novo CEO de sua operação América do Sul, que compreende os mercados de Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.
Mendonça vai substituir Miguel Gularte, que após pouco mais de quatro anos à frente da operação assume a presidência executiva da BRF, empresa controlada pela Marfrig, em 1º de outubro.
O novo CEO terá como missão dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos, por Miguel Gularte, com foco no aumento da produtividade e na excelência da operação. No segundo trimestre de 2022, a Operação América do Sul registrou uma receita líquida de R$ 7,1 bilhões, com crescimento anual de 41,6%. A margem Ebitda foi de 9,5% (aumento de 594 bps em relação à alcançada no mesmo período de 2021).
“O avanço da Marfrig é uma conquista compartilhada com cada colaborador, em cada uma das nossas unidades de produção. Assim como foi feito até agora, vou trabalhar muito próximo às unidades e às suas comunidades para que, juntos, façamos da Marfrig uma empresa cada vez mais eficiente, respeitada e admirada por todos aqueles com os quais nos relacionamos”, afirmou Mendonça.
Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-graduação em gestão de agronegócios, Mendonça tem uma carreira de mais de 40 anos no setor de carne bovina, tendo trabalhado no Brasil e no exterior em empresas multinacionais.
O executivo passou a fazer parte dos quadros executivos da Marfrig, quando comandou a unidade de Hulha Negra/Pampeano e liderou as áreas industrial, de logística e frigoríficos da Marfrig Brasil. Em 2017, assumiu o cargo de diretor de industrializados da Marfrig América do Sul e entre 2018 e 2022, a participação do negócio de industrializados na receita total da Marfrig América do Sul passou de 5% para 15%.