VP de negócios e novos negócios da Lew’Lara\TBWA considera a diversidade como um pré-requisito para estar no mercado
Carioca, Maria Pirajá iniciou sua formação em turismo e hotelaria, mas migrou para comunicação social na PUC-Rio. Sua curiosidade a levou para o Reino Unido, onde morou aos 20 anos. Ao conquistar uma dupla titulação na Escócia e enfrentar o desafio de se reinventar para morar em outro país, descobriu sua verdadeira paixão: a publicidade.
“Foi uma experiência que me ensinou muito sobre resiliência, adaptação e a importância de se reinventar. Talvez por isso, alguns anos depois, já um pouco mais madura, decidi mergulhar na publicidade”, reflete.
Mas, seu início oficial no mercado publicitário foi na Ogilvy Rio, como estagiária. Lá, com 24 anos, percebeu o potencial da criatividade para conectar marcas e pessoas. Movida pela vontade de alcançar novos voos, mudou-se para São Paulo, onde consolidou sua carreira.
Hoje, Maria é vice-presidente de negócios e novos negócios da Lew’Lara\TBWA e afirma que a posição a ensinou que ser excelente tecnicamente não basta para assumir uma posição de liderança.

“Acredito que a publicidade vai muito além de campanhas bem-feitas – é sobre estratégia, criatividade e, acima de tudo, sobre construir marcas fortes e relevantes na vida das pessoas. É preciso se posicionar. Ter clareza sobre o que a gente quer comunicar e fazer isso com assertividade. Fazer valer a nossa voz é uma habilidade tão estratégica quanto qualquer competência técnica”, explica a líder, que defende que mulheres não devem esperar reconhecimento, mas sim reivindicá-lo, além de cultivar um estilo de liderança autêntico, sem se moldar a padrões masculinos.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 10 de março de 2025