A iniciativa busca dar mais instrumentos a pequenos negócios visando a ampliação das empresas e ganhos de competitividade
A Marisa se uniu ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para subsidiar em 90% o custo do programa de capacitação de micro e pequenas empresas.
A iniciativa, que terá duração de 18 meses, busca dar mais instrumentos a pequenos negócios visando a ampliação das empresas e ganhos de competitividade. Para esse programa de aceleração, 50 empresas serão selecionadas, com prioridade para as mulheres empreendedoras. Nesta fase, serão contemplados empresários do Ceará, Pernambuco e Santa Catarina.
Cinco pontos principais serão desenvolvidos durante o programa: competitividade, lucratividade, inovação, ampliação de mercado e desenvolvimento sustentável.
“Entendemos o papel propulsor da mulher dentro do nosso segmento. Então, temos muita clareza de que, com uma proposta de empoderamento efetivo, é possível termos políticas melhores, não só de gestão e de governança, mas também políticas mais sustentáveis, mais justas, mais inclusivas para toda uma cadeia produtiva”, afirmou Anny Tonet Coordenadora de Moda do Sebrae Nacional.
Por meio de consultorias, cursos, oficinas, eventos, rodas de conversa, diagnósticos, comunidades práticas e palestras os empreendedores terão acesso a análises individuais de seus negócios, de forma a receber as melhores soluções aplicadas às suas dificuldades na prática. Além disso, eles também irão aprender sobre coleta e registros de dados, processo produtivo, gente, equipe, engajamento, qualidade e melhoria contínua, pensamento sustentável, gestão financeira e, ainda, empoderamento e propósito.
Nas atividades, estão incluídos também coachings de liderança, missão executiva, seminários, materiais de comunicação e bate-papo com a diretoria da Marisa. Por conta do subsídio quase integral, o custo individual para os micro e pequenos empresários selecionados será de R$ 1.600,00.
“Essa parceria com Sebrae para capacitação de fornecedores da cadeia é um projeto que está dentro da estratégia de sustentabilidade dentro do pilar de compras responsáveis, uma ação interna que garante que tenhamos fornecedores que não só cumpram a legislação vigente, mas que também tenham cada vez mais incorporação de boas práticas nas suas produções e cresçam economicamente gerando mais empregos. Para nós, é muito importante oferecer uma base sólida para esses profissionais e os puxar para perto de nós e do nosso negócio”, afirmou Mariana Fernandez, gerente divisional de Global Sourcing da Marisa.
A ação de Marisa em parceria com Sebrae reforça o compromisso da Companhia com o pilar de sustentabilidade e avanço com os ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, definidos junto à ONU).