Plataformas adotarão as 'notas de comunidade', em que o próprio usuário apontará publicações que precisam de 'mais contexto'
A Meta vai encerrar o programa de checagem de fatos, em troca, vai adotar as 'notas de comunidade', recurso que tem certa semelhança com a que o X, de Elon Musk, utiliza.
Nesse modelo, os próprios usuários das redes da Meta – Facebook, Instagram e Threads – alertam para publicações supostamente falsas, e apontam a necessidade de melhorar o contexto.
O anúncio foi feito pelo próprio Mark Zuckerberg em um posto no seu Instagram. "Essa mudança significa que identificaremos menos conteúdos problemáticos, mas também reduziremos a remoção acidental de postagens e contas de pessoas inocentes", falou.
Jasmine Enberg, especialista da Emarketer, afirmou que a Meta está se alinhando com a próxima administração do governo de Donald Trump. Segundo ela, as plataformas tornaram-se mais políticas e polarizadas.
Mesmo assim, Enberg disse que a segurança da marca continua a ser um fator chave para determinar onde os anunciantes irão investir. "As redes sociais já são um campo minado para conteúdos que muitas marcas consideram inseguros, e a mudança da Meta pode agravar esses problemas”, destacou.