Tradicional premiação é organizada pela Editora Referência, que edita o propmark, em parceria com a Madia Mundo Marketing e a Abramark

Após três anos de interrupção forçada pela pandemia da Covid-19, a maior premiação do marketing brasileiro, o Prêmio Marketing Best, volta a julgar e conceder troféus aos melhores cases do mercado. Lançado em 1988 pela Editora Referência – que edita o propmark – o prêmio tem a parceria da Madia Mundo Marketing, a mais tradicional empresa do setor no Brasil, comandada por Francisco Madia de Souza, ícone do marketing no Brasil e criador do prêmio ao lado do jornalista Armando Ferrentini.

Madia foi pioneiro no Brasil em divulgar o conceito do marketing moderno de Peter Drucker, considerado o papa no assunto. Armando Ferrentini, jornalista publicitário, nome histórico na comunicação por ter criado o primeiro espaço diário na imprensa brasileira dedicado exclusivamente a cobrir o mercado da propaganda – a coluna Asterisco, no jornal paulistano Diário Popular, em 1965 –, também é protagonista desta história.

Madia comemora: “Este ano, chegamos à premiação de número 33. Depois de um pit stop em decorrência da pandemia, o Marketing Best volta sensivelmente melhorado, com muitas novidades para as próximas edições, que lhe garantem, pelo retrospecto e história de realizações, o título da mais importante premiação concedida às empresas em nosso país, pela adoção e prática da ideologia da administração moderna”.

Francisco Madia situa como diferencial de qualidade do prêmio o fato de ter a chancela e realização da Abramark – Academia Brasileira de Marketing – presidida por ele, que reúne alguns dos maiores nomes do setor no Brasil. Em 2023, a Abramark completa 20 anos de realizações. O júri do Prêmio Marketing Best será composto por 10 integrantes da Abramark, mais um representante legal do propmark, além de um profissional de cada patrocinador da premiação.

Tiago, Armando, Francisco e Fábio: duas gerações no comando da maior e mais tradicional premiação do marketing brasileiro, que volta a ocorrer depois de três anos (Fotos: Alê Oliveira)

Novidades
A volta do Marketing Best marca a troca de geração na coordenação do prêmio. Fábio Madia e Tiago Ferrentini, filhos de Francisco Madia e Armando Ferrentini, respectivamente, tocam agora o dia a dia da premiação. Eles implementaram uma série de mudanças e aperfeiçoamentos, que deram um novo formato ao prêmio, com destaque para a classificação dos cases concorrentes em categorias. São nove categorias de produtos e serviços, divididas por outras 30 subcategorias de acordo com temas específicos.

“As inscrições agora são por categorias, com três cases selecionados para a final, sendo que o vencedor será anunciado somente na festa da premiação”, explica Fábio Madia. Outra mudança é a criação das categorias concorrenciais Marketing Citizen e Empresa Marketing do Ano, que já existiam nas versões anteriores do prêmio, porém na forma de homenagem a um profissional e a uma empresa.

A campanha publicitária do prêmio, criada pela agência 11:21, do publicitário Gustavo Barros, também é inovadora. Veiculada no propmark e em redes sociais, além do portal da Abramark, ela “marca” as diversas empresas citadas nos anúncios pelo próprio nome, anunciando que o Marketing Best voltou. “Através da hashtag, a empresa é notificada de que foi citada nas redes sociais. Além de divulgar o prêmio, a campanha também é uma homenagem aos cases dessas empresas que foram escolhidas justamente por isso: terem cases de marketing excelentes já divulgados. E isso, independentemente de elas inscreveram ou não esses cases no Marketing Best”, diz Tiago Ferrentini.

Ao longo dos anos, a festa de premiação do Marketing Best tornou-se um dos grandes eventos de fim de ano na capital paulista, reunindo milhares de convidados e sempre animado por grandes shows de bandas e cantores famosos. Isso não muda: a ideia dos organizadores é realizar uma grande festa na primeira quinzena de dezembro, numa casa de eventos ainda a ser escolhida, assim como a banda que vai se apresentar.

As inscrições estarão abertas até a última semana de novembro e são feitas somente online no site do Marketing Best. Para mais esclarecimentos, deve-se enviar mensagens para o site contato@marketingbest.com.br ou (11) 98990-0376.

Origem
O conceito moderno de marketing nasceu no ano de 1954, com a publicação da obra clássica do economista norte-americano Peter Drucker “Prática de administração de empresas”, revela Francisco Madia. “Portanto, o conceito moderno vai completar 70 anos em 2024”, ressalta Madia.

A entrega dos troféus do Marketing Best transformava-se sempre em outra festa quando as torcidas dos vencedores subiam ao palco para comemorar as conquistas

No Brasil, o marketing demorou a chegar. Em 1972, a ADVB (Associação de Dirigentes de Vendas do Brasil) – entidade que promovia as boas práticas de vendas para empresas brasileiras – lançou o prêmio Top de Marketing. Armando Ferrentini, mais tarde presidente da entidade, diz, no entanto, que havia muito pouco do conceito original de marketing nos trabalhos concorrentes, que basicamente se resumiam a ações publicitárias.

“O Top de Marketing era mais voltado à publicidade do que ao marketing propriamente dito”. Na época, lembra Ferrentini, havia muitas premiações na propaganda, mas não no marketing. Isso acontecia porque o conceito de marketing era praticamente desconhecido no Brasil. “Aliás, o que se falava vinha sempre deturpado, com muita gente associando o termo à enganação, do tipo ‘ele só faz marketing’, querendo dizer que o sujeito em questão era um mentiroso ou trapaceiro.”

Com a modernização da economia, principalmente a partir dos anos 1970, Ferrentini situa que a comunicação se sofisticou e, com isso, o marketing começou a ganhar protagonismo. “Foi quando o conceito passou a ser conhecido – até então, a própria pronúncia da palavra era errada, dizia-se ‘markéting’ – não se tinha consciência de que essa estratégia serve como base para que a empresa e seus gestores tomem melhores decisões de negócios.”

Nasce o Marketing Best
Em 1987, Francisco Madia, que fora diretor da ADVB, propôs a Ferrentini que uma premiação concorrente ao Top de Marketing fortaleceria e valorizaria melhor o conceito de marketing. Ferrentini abraçou a ideia e, assim, nasceu, em 1988, o Prêmio Marketing Best. “Nós aproveitamos toda a experiência do Top de Marketing, mas trouxemos uma série de inovações, obrigação de todos que chegam depois”, conta Francisco Madia.

Ferrentini fala que, na mesma época, deixou a ADVB, mas a ideia de continuar o esforço de disseminação do conceito de marketing, por meio de um prêmio concorrente ao Top de Marketing, o agradou. O Prêmio Marketing Best foi lançado pela Editora Referência – presidida por Ferrentini – e tinha a revista Marketing, que ele havia adquirido da ADVB, como veículo de divulgação.

“O prêmio, voltado de fato ao marketing, foi um sucesso desde a primeira edição, porque o mercado já sentia a necessidade de uma premiação que valorizasse o conjunto de ações que distingue o conceito. E desde o início foi reconhecido por profissionais que entendem do assunto: o mercado entendeu que era uma premiação voltada às ações que se configuram como um conjunto de pilares para o sucesso de qualquer estratégia de negócios e, na definição clássica, se resume como os 4 “Ps” do marketing: produto, preço, praça e promoção. E que esses “Ps” englobam muito mais do que se imagina, envolvendo também produção, logística e finanças, por exemplo”, finaliza Ferrentini.