Parceria estreia no México com emissão pela Clara e prevê expansão para outros mercados da América Latina e Caribe
Mastercard e L’Oréal anunciaram uma parceria estratégica para desenvolver soluções financeiras voltadas ao setor de beleza na América Latina e Caribe.
O primeiro movimento é o lançamento do 'L’Oréal Mastercard BusinessCard', um cartão de crédito criado para profissionais e pequenos negócios do segmento. A iniciativa contempla salões, cabeleireiros independentes, criadores de beleza e distribuidores. Com emissão da fintech Clara, a estreia acontece no México, e deve ser ampliada para outros países da região.
A oferta busca digitalizar pagamentos B2B em um mercado ainda fortemente dependente de dinheiro físico. Segundo associações de estilistas citadas pelas empresas, a região soma cerca de 350 mil salões de beleza, e 90% das transações entre empresas ainda ocorrem via dinheiro, cheques ou transferências bancárias.
“Pequenas e médias empresas são o coração da economia latino-americana, e esta parceria representa um avanço importante para os milhões de empreendedores que movimentam nossa região todos os dias”, comenta Walter Pimenta, vice-presidente executivo de pagamentos comerciais e novos fluxos de pagamento da mastercard para a América Latina.
A iniciativa simplifica o acesso ao crédito, reduz etapas presenciais e integra os serviços ao ambiente digital já utilizado pelos profissionais da rede L’Oréal. A empresa destaca que o cartão faz parte de um esforço para apoiar a formalização, ampliar a gestão financeira e facilitar compras de produtos e insumos.
“Sabemos que acesso à educação, financiamento e desenvolvimento profissional pode transformar carreiras. Por isso, temos orgulho de lançar o L’Oréal Mastercard como nosso primeiro cartão na América Latina — unindo inclusão financeira com programas de treinamento de classe mundial", afirma Alonso Gotuzzo, diretor da divisão de produtos profissionais da L’Oréal México.
Ao assinar o cartão, os profissionais terão acesso a benefícios como bônus de boas-vindas e recompensas em compras na rede L’Oréal, pontos em despesas gerais do negócio por meio do programa Mastercard Easy Savings, acesso à L’Oréal Academy e eventos do setor, integração com o marketplace B2B da companhia e uso gratuito da plataforma de gestão de despesas da Clara e ferramentas de IA da fintech, como o Financial Analyst.
“Na Clara, nossa missão é tornar as operações das empresas mais ágeis, simples e transparentes. Essa parceria com a L’Oréal e a Mastercard nos permite levar essa visão a milhares de profissionais da beleza, reduzindo ineficiências, aproveitando o poder da IA e liberando tempo para que se concentrem no que importa: seus clientes”, declara Gerry Giacomán Colyer, CEO e cofundador da Clara.
A expansão para novos mercados da América Latina e Caribe será anunciada em etapas, conforme avanço das parcerias locais.