O presidente Marcelo Tangioni disse que o Brasil está na vanguarda dos meios de pagamento eletrônicos, que ocupa 85% das transações
Um dos líderes globais do segmento de cartões, a Mastercard está na liderança do mercado brasileiro, com dados do Banco Central, com 59,5% das transações consolidadas no primeiro semestre do ano passado.
A operação brasileira é a top 3 no universo da empresa. Marcelo Tangioni, presidente da marca, disse que o Brasil está na vanguarda dos meios de pagamento eletrônicos que ocupa 85% das transações. Apenas 15% é realizado por meio de moeda física.
Tangioni esclarece que Mastercard tem 58 anos de existência, dos quais 30 deles no Brasil, e que já não pode ser chamada de provedora de cartões. Os serviços, como cibersegurança, para detectar fraudes, tem investimentos de R$ 10 bilhões.
Um plano audacioso é que até 2030 a empresa vai habilitar 100% dos checkouts para compras sem uso de senha, com tokenizacão e autenticação. Outro ponto é a transformação da experiência do checkout online: em 2024 foram tokenizadas 4 bilhões de transações.
“Vamos tokenizar todos os fluxos inclusive com autenticação biométrica", resume Tangioni, lembrando o lançamento do Click to Pay há um ano, primeiro com a Sympla.
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“Já são 20 empresas de grande porte como Livelo e Habibs. O Click to Pay está em 50 países e o Brasil é o segundo em volume", acrescenta o presidente da Mastercard, que está usando inteligência artificial para amplificar métodos em todos os serviços da empresa.
A IA, por exemplo, ajuda a estratificar a demografia dos clientes e da população. No Brasil, em alguns anos, os 65+ serão cerca de 20%.
Os pagamentos B2B também são uma aposta para 2025 nos segmentos de pequenas e médias empresas; bens de serviço; e Travel & Entertainment.
A CMO Taciana Lopes explica que o retail media está em alta. Toda a estratégia de publicidade omnichannel é organizada pela WMcCann, que criou o conceito global “Priceless” há 27 anos.