Ficou claro que o próximo movimento icônico desta marca tão relevante no seu meio ficará marcado pela consciência de uma abordagem que une marca, cultura e negócio

Com estratégia da Interbrand, criação da Africa e fotos de Bob Wolfenson, o escritório de advocacia Mattos Filho reposiciona a sua marca com o projeto Nossos próximos 30 anos, que destaca o impacto positivo gerado na sociedade por meio da evolução das atividades jurídicas desde 1992.

A iniciativa, implementada ao longo de nove meses, evidencia um investimento em marketing incomum no campo jurídico, inspirando o setor a apostar em esforços capazes de modernizar a sua imagem.

“Ficou claro que o próximo movimento icônico desta marca tão relevante no seu meio ficará marcado pela consciência de uma abordagem que une marca, cultura e negócio, e é isso que colocará o escritório em outro patamar de impacto positivo não só para seus clientes, mas também para suas pessoas e sociedade”, avalia Anne Grecco, a diretora de estratégia da Interbrand.

Nova marca do Mattos Filho reflete confiança e evolução (Divulgação)

As cores laranja, roxo e cinza embalam a nova identidade visual da marca, com elementos gráficos que são uma extensão da logo. A união das letras "T" simboliza confiança, enquanto a letra "A", como uma seta, representa evolução.

Já a campanha é protagonizada pelos próprios colaboradores, que traduzem pelas lentes de Wolfenson o conceito de “transformadores”. Mídia impressa e online, redes sociais e site divulgam o rebranding. “Quisemos trazer, nesta campanha, uma visão mais humana e mais próxima da realidade da advocacia e de seus colaboradores. Uma advocacia que olha para o Direito como um bem da sociedade”, revela Aaron Sutton, diretor executivo de criação da Africa.

Certa de que "uma marca forte se constrói de dentro para fora", Ive Lima, diretora de comunicação e marketing do Mattos Filho, conta que o trabalho contou com escuta ativa dos times em grupos focais e pesquisas qualitativas internas até entrevistas com clientes e parceiros.

A advogada Glaucia Lauletta participa da campanha de rebranding (Divulgação)

Gestão e mindset refletem a conexão do escritório com os clamores da sociedade ligados a acesso, diversidade e inclusão. O Mattos Filho atua em advocacia pro bono, e tem o programa Soma talentos, voltado para a contratação de estagiários e advogados negros.

“O marco dos nossos 30 anos nos fez olhar para a nossa história e para o que construímos até aqui, para projetar, sobretudo, a nossa melhor versão para o futuro”, explica Ive.

A exemplo de respeitados escritórios americanos e europeus, o Mattos Filho opera por meio de remuneração modified lockstep, acumulando crescimento médio da ordem de 14% ao ano nos últimos 12 anos, e se destaca no setor por divulgar resultados financeiros.