A estratégia considera a reabertura gradual de alguns restaurantes na capital Kiev e no oeste do país

O McDonald's está fazendo planos de retomar a sua operação na Ucrânia, paralisada desde a invasão russa no país em fevereiro deste ano. A rede de fast-food conta com 109 restaurantes no país do Leste Europeu. A informação foi revelada nesta quinta (11).

O planejamento inclui a reabertura gradual de alguns restaurantes na capital Kiev e no oeste do país, regiões hoje mais distantes do conflito. Companhias ocidentais como Nike e KFC, por exemplo, mantêm operações na capital ucraniana.

“Falamos extensivamente com nossos funcionários que expressaram um forte desejo de voltar ao trabalho e ver nossos restaurantes na Ucrânia reabrirem”, escreveu Paul Pomroy, vice-presidente sênior corporativo de mercados operados internacionais, em mensagem aos funcionários. “Nos últimos meses, a crença de que isso apoiaria um pequeno, mas importante senso de normalidade se fortaleceu”.

Não há informações, no entanto, sobre o início da reabertura e quantidade de restaurantes inicialmente.

Além do fechamento dos restaurantes na Ucrânia ao longo dos últimos seis meses, a guerra também levou o McDonald's a sair da Rússia. Em maio, anunciou a venda dos 850 restaurantes que tinha no país.

"A crise humanitária causada pela guerra e o ambiente operacional imprevisível precipitado levaram o McDonald's a concluir que a propriedade contínua do negócio na Rússia não é mais sustentável, nem consistente com os valores do McDonald's", disse o CEO Chris Kempczinski na ocasião.

Com informações da AP.