Projeto ainda conta com apoio da Macam Asset, gestora temática de recursos em shopping centers, com diversos ativos pelo Brasil

Os shoppings do país deixaram de receber mais de 100 milhões de seu público, registrando uma queda de 21% em 2022, mostram os dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). De olho neste movimento e nessa ‘dor’ dos estabelecimentos, a MChecon deu o pontapé inicial nas ideias que norteiam seu novo projeto.

Em entrevista ao propmark, Marcelo Checon, fundador e CEO da MChecon, que se estabeleceu como executora de grandes e pequenos eventos no mercado de cenografia, compartilha detalhes de seu novo projeto, que busca ajudar shoppings centers com dificuldade de reter o público, principalmente em um cenário pós-pandêmico com um forte avanço do comércio online.

“Os shoppings centers, no geral, vêm perdendo público ao longo dos últimos anos. Para reverter a situação, alguns deles entenderam que o mercado de eventos é uma possibilidade de criar retenção de pessoas no shopping”, declara Checon.

Tendo em seu DNA o desenvolvimento de projetos proprietários e uma equipe com olhar apurado para parcerias, a primeira conversa foi com Felipe Rodrigues, empresário e fundador da Macam Asset, gestora temática de recursos em shopping centers com diversos ativos pelo Brasil.

“Quando Marcelo me apresentou o projeto fiquei encantado e entendi que tinha total sinergia comigo. Tenho uma visão que os shoppings precisam acompanhar as tendências de consumo das novas gerações. Através dos shoppings em que tenho atuação, e no relacionamento que possuo na indústria, conseguimos desenvolver um anuário de ativações para shoppings, que com certeza vai atrair um público mais qualificado, e rentabilizar ainda mais os shoppings”, completa  Rodrigues.

Entendendo como é importante agregar mais valor ao público através de experiências, a Universal Music embarcou na missão junto aos empresários.

“Olhando para todo o conteúdo e experiências que a Universal Music produz, há muito campo para ampliarmos ainda mais a nossa proximidade com os fãs. O projeto da MChecon veio na hora certa e tenho certeza de que iremos criar ações gerando uma conexão ainda mais forte com o fã que busca uma experiência 360˚”, declara Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil.

Para MChecon, sua experiência, junto com os recursos e networking da Macam Asset e a expertise em entretenimento da Universal Music têm o potencial de construir experiências únicas para o grande público dentro do universo de shoppings Brasil afora, como exposições, eventos, ativações e circuitos durante todo o ano.

Os projetos terão início já em janeiro de 2024 e Checon divide ‘spoilers’. “O anuário tem vários pilares, como um evento com a Stock Car fora do autódromo, experiências com artistas da Universal e ativações pensadas para o público gamer”.

Apesar de o calendário estar concentrado em 2024, a intenção de Checon é iniciar o calendário com a Universal Music em dezembro, mês da vinda do cantor Paul McCartney ao Brasil.

O projeto ‘MChecon shoppings’ tem como objetivo atingir todas as faixas etárias e todos seus nichos de públicos - como os amantes de games, já citados.

“Com todos esses pilares no projeto, temos certeza absoluta que ele funcionará. Vemos possibilidade de crescimento para os shoppings de todo o Brasil”, diz Checon. O CEO ainda compartilha números: espera-se um incremento de 15% no faturamento da MChecon com o projeto.