Em evento no Centro de Treinamento, no Rio de Janeiro, empresas celebram renovação de parceria até os Jogos de Los Angeles 2028

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Medley, marca de genéricos da Sanofi, anunciaram nesta quarta-feira (16) a renovação de sua parceria para o próximo ciclo olímpico, que se estende até os Jogos de Los Angeles 2028.

Durante a cerimônia, realizada no Centro de Treinamento do COB, o presidente do Comitê, Marco La Porta, celebrou a renovação: "É uma honra e uma felicidade imensa para o Comitê Olímpico poder renovar essa parceria. Esperamos que essa caminhada conjunta siga por muitos anos. Quando falamos de saúde, falamos da Medley; quando falamos de esporte, falamos do COB", afirmou.

Já Fernando Sampaio, presidente da Sanofi no Brasil, destacou o propósito social do patrocínio e a ligação entre saúde e atividade física: "Acreditamos que o esporte é uma parte fundamental da saúde integral. Por isso, apoiar o COB vai muito além dos negócios: é uma forma de contribuir para o bem-estar físico e mental dos brasileiros".

O novo acordo marca o segundo ciclo consecutivo da Medley como patrocinadora oficial do esporte olímpico brasileiro.

Marco La Porta, presidente do COB e Fernando Sampaio, presidente da Sanofi no Brasil | Imagem: Alexandre Loureiro/COB

Parceria de longa data

Durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a Medley consolidou seu protagonismo entre os patrocinadores do Time Brasil. De acordo com um levantamento da Stilingue by Blip, a farmacêutica foi a marca mais mencionada espontaneamente pelos brasileiros ao longo do evento.

O desempenho foi impulsionado pela presença da Medley nas ativações digitais e na associação direta com atletas do Time Brasil, especialmente em modalidades como ginástica artística, levantamento de peso e canoagem — esportes que mobilizaram o engajamento do público nas redes. O estudo apontou que a visibilidade das marcas esteve fortemente atrelada ao desempenho esportivo dos atletas e à capacidade das patrocinadoras de se conectarem com os torcedores em momentos de alta audiência.

“Fomos a marca mais citada entre os patrocinadores olímpicos nas redes sociais, e isso é motivo de muito orgulho”, afirmou Sampaio, durante o anúncio da renovação com o Comitê Olímpico do Brasil.

A farmacêutica vem apostando no esporte como ponte para promover saúde integral e ampliar sua conexão com temas como bem-estar, equilíbrio emocional e superação.

Atletas

Durante o evento, a ginasta e medalhista olímpica Julia Soares foi apresentada como a primeira integrante do recém-lançado Time Olímpico Medley, em uma iniciativa que busca reforçar o compromisso da marca com a nova geração do esporte. A também medalhista Lorrane Oliveira, destaque da ginástica artística, participou da cerimônia e terá participação ativa nas ações de comunicação da marca ao longo do ano.

Julia falou sobre a importância da parceria: 
“É uma honra estar nesse momento tão importante, não só para o Comitê, mas para a Medley também. Essa é uma parceria linda, de duas marcas com o mesmo objetivo: cuidar das pessoas, do corpo e da mente”.

Ao lado dela, Lorrane reforçou o papel da Medley ao abrir espaço para conversas importantes sobre saúde e bem-estar:
 “Eu estou muito feliz e honrada de fazer parte desse time, principalmente por ter muitos assuntos em comum com a Medley, como falar abertamente sobre coisas que eu já vivi, que passei e passo diariamente”.

Julia Soares e Lorrane Oliveira são as atletas do time Medley | Imagem: Alexandre Loureiro/COB

Saúde mental

O compromisso com o bem-estar integral dos atletas foi reforçado com o lançamento do curso Saúde Mental no Esporte, iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) que será disponibilizada gratuitamente a partir de maio. Voltado a atletas, treinadores, equipes técnicas e gestores esportivos, o curso apresenta desordens mais comuns no alto rendimento, fatores de risco e ferramentas práticas de cuidado, e será oferecido em formato EAD, estruturado como uma websérie com três temporadas.

Segundo a psicóloga Carla Di Pierro, que representa a equipe de saúde mental do COB, a proposta é ampliar o acesso à informação qualificada: “Uma coisa é um profissional que cuida de saúde mental, outra é quem atua no contexto esportivo. O curso ajuda a identificar questões como ansiedade, depressão e transtornos do sono, considerando os gatilhos e desafios específicos da rotina esportiva”.

Além do curso, o COB também ampliará seus serviços de atendimento psicológico, alcançando técnicos e equipes de apoio, e não apenas atletas. Para Paris 2024, por exemplo, foram realizadas 247 ações em 14 modalidades olímpicas, incluindo sessões individuais, intervenções em treinos e suporte durante competições.

Durante o evento de renovação com a Medley, foi realizada uma roda de conversa sobre saúde mental no esporte, com a participação de especialistas e das ginastas Júlia Soares e Lorrane Oliveira. A Medley, por sua vez, compartilhou os avanços de sua assistente virtual Cássia, que já realizou mais de um milhão de horas de atendimento desde 2023, com foco em ansiedade e depressão — os temas mais recorrentes entre os usuários.

Durante bate-papo, equipe do COB e Medley detalha iniciativas de saúde mental | Imagem: Alexandre Loureiro/COB

A chefe médica do COB, dra. Ana Corte, reforçou a importância da conscientização: “Falar de saúde mental hoje dá mais conforto aos atletas. É um avanço. Estamos diagnosticando mais, e isso é bom — só assim poderemos reduzir esses números no futuro”.

"A Medley tem o propósito de democratizar o acesso à saúde, assim como o COB, que tem o propósito de democratizar o acesso ao esporte. As duas marcas são a união perfeita", contou Valéria Borghi, gerente sênior de marca e estratégia na Medley.

Outros parceiros do COB

A renovação com a Medley reforça o time de patrocinadores do Comitê Olímpico do Brasil, que já conta com nomes como Vivo, Loterias Caixa, Caixa Econômica Federal e Max Recovery para este ciclo.

Para os Jogos de Paris 2024, o COB atingiu um marco histórico ao reunir 20 empresas parceiras — um crescimento de 54% em relação a Tóquio 2020. Apesar do recorde, o foco da entidade neste momento não está nos números, mas na consolidação e renovação de parcerias estratégicas para o ciclo até Los Angeles 2028. Algumas conversas já estão em andamento, enquanto outras estão apenas começando.