O último trimestre do ano ainda teve o retorno da operação do X (ex-Twitter) ao Brasil e Senado aprovou projeto de regulamentação da IA
Em outubro, a NEOOH assumiu a mídia digital out of home do terminal BTG Pactual, localizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A pesquisa VanPro mostrou que 45% das agências cresceram no primeiro semestre de 2024. A Mude Wellness Media vetou anúncios ou campanhas de bets em suas plataformas.
O mês também foi marcado pelo retorno da operação do X, ex-Twitter, ao Brasil. A Folha Top of Mind elegeu Omo e Nike como as marcas mais lembradas do Brasil. Em 13 de outubro, o mercado se despediu de Washington Olivetto, um dos maiores nomes da publicidade brasileira.
Em novembro, a ABOOH lançou o primeiro manual de boas práticas em mídia OOH. A Accenture Song desativou oficialmente a marca Soko, que passou a atuar como Droga5 no Brasil. O Grupo Globo adquiriu 47% das ações da Eletromidia. Cannes Lions anunciou mudanças em Social e Glass e criou arena Country Pavilions para 2025.
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, proibiu a publicidade de bets para crianças e adolescentes e o texto ainda prevê a inserção do símbolo “+18”. Ainda em novembro, o Brasil saiu do El Ojo 2024 com 150 prêmios: 4 Gran Ojos, 38 Ouros, 48 Pratas e 60 Bronzes. Além disso, este jornal publicou uma matéria sobre Black Friday e outra sobre a baixa representatividade negra na publicidade. A Globo anunciou os vencedores da 46ª edição do PPA com VML, DM9 e Africa Creative ganhando os principais troféus em classe nacional.
O mês de dezembro iniciou com o encerramento do contrato entre a Band e Datena, que dias depois estreou no SBT. A diretora de marketing da JCDecaux, Silvia Ramazzotti, foi reeleita presidente do Comitê de Digital Out of Home do IAB Brasil. Foram revelados os premiados no Melhores do propmark: Africa Creative (Agência de Propaganda), BFerraz (Agência de Live Marketing), Itaú (Anunciante), Eletromidia (Empresa de OOH), YouTube (Plataforma), Globo (Veículo de Comunicação), ‘100 Anos’ (Campanha), Angerson Vieira (Profissional de Criação), André Scaciota (Profissional de Marketing), Gabriela Onofre (Liderança de Agência), Marcio Oliveira (Profissional de Atendimento), Andreia Abud (Profissional de Mídia), Fabiana Antacli (Profissional de PR), helloo (Empresa de OOH Especializada) e Aline Velha (Destaque do Ano 2024).
Leia a matéria completa na edição do propmark de 23 de dezembro de 2024