Segundo dados do setor, São Paulo ainda concentra a maior parte, seguido por Paraná e Santa Catarina

A Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, em parceria com a FilmBrazil, realizou seu encontro anual com produtoras associadas para compartilhar dados do setor, discutir estratégias para 2025 e celebrar conquistas recentes.

Entre os dados apresentados, estão que foram registrados 39.441 projetos audiovisuais na Ancine, com São Paulo concentrando 30% dos registros nacionais, seguido por Paraná (12%), Santa Catarina (10%) e Rio Grande do Sul (7%).

Em relação aos investimentos em publicidade, o mercado movimentou R$ 17,8 bilhões em compra de mídia em 2024, com a internet representando 39% do total e a TV liderando com 42% dos investimentos.

O evento teve início com a apresentação do novo Conselho da Apro, que agora conta com os seguintes novos integrantes: Renata Dumont (Anonymous Content), Krysse Mello (Barry Company), Rodrigo Furlan (Broders), Cristina Lopes (Conspiração) e Gustavo Serra (Play9). Também seguem no Conselho: Leyla Fernandes (Associados), Egisto Betti (Paranoid), Francesco Civita (Prodigo), Waldemar Tamagno (Love Pictures), Marcelo Altschuler (Saigon), Mário Peixoto (Delicatessen), Paulo Roberto Schmidt (Academia de Filmes) e Rejane Bicca (O2 Filmes). Como suplentes, seguem: Moa Ramalho (Café Royal), Marcos Araújo (Sentimental), Luciana Pessoal (LADO) e Hugo Janeba (MIXER). Já o Conselho Fiscal passou a ser composto por Gustavo Gripe (Santa), Carol Dantas (Landia) e Raul Dória (CINE).

"Acredito que esse grupo reflete a força do mercado e esse momento de renovação que estamos vivendo - seja na publicidade ou no entretenimento", disse Marianna Souza, presidente-executiva da Apro.

Realizado com o apoio da FilmSEG e da Guaraná Viagens e Turismo, o encontro foi realizado em São Paulo, e contou com a participação de 80 representantes de produtoras associadas, a manhã foi marcada por um ambiente dinâmico e colaborativo.