Estudo mostrou quais serão as categorias mais buscadas
Mercado Livre e Mercado Pago realizaram um levantamento para avaliar a intenção de compra dos consumidores na Black Friday deste ano. O estudo consultou mais de 27 mil respondentes e avaliou a intenção de compra por categorias, os hábitos de pagamento e também o tíquete-médio.
Quais os produtos mais desejados pelos clientes?
As categorias mais desejadas incluem Eletrodomésticos, Casa & Decoração e Eletrônicos, com destaque para Beleza, que subiu duas posições no ranking de preferência em relação a 2023. Confira o ranking completo:

Filtrando ainda mais por tipo de produto, 85% das pessoas pretendem comprar itens de moda, 75% de beleza e 58% de supermercado. Nos três tópicos, calçados, perfumes e itens de mercearia lideram a lista.

Hábitos de compra e de pagamento
Os resultados revelam que 85% dos consumidores pretendem realizar compras na Black Friday deste ano, um aumento de cinco pontos percentuais em comparação a 2023. Destes, 70% planeja suas compras com antecedência, enquanto 30% fica atento aos 'achadinhos'.
Quando o assunto é forma de pagamento, 54% dos consumidores pretendem usar cartão de crédito para pagar suas compras, e 32% opta por parcelar em até 3 vezes. No resto do ranking, vem o Pix (19%), linha de crédito (16%), cartão de débito ou saldo em conta (10%) e boleto (1%), respectivamente.

Apesar da escolha por parcelamentos menores, a tendência é de um aumento no tíquete-médio para a Black Friday 2024 de acordo com a pesquisa. Mostrando um aumento de dois p.p, 25% dos participantes pretendem gastar mais de R$ 2.000, enquanto 27% planejam desembolsar entre R$ 1.000 e R$ 2.000, mostrando um aumento ainda maior nos pontos percentuais.
De acordo com a pesquisa, 42% dos clientes esperam descontos superiores a 60%.

Crédito: Foto de Ibrahim Rifath na Unsplash