Iuri Maia destaca a integração entre cultura e dados como base da estratégia que ampliou a presença da marca em diferentes territórios

O reconhecimento do Mercado Livre como Destaque do Ano no Prêmio Melhores do propmark sintetiza um ciclo marcado pela expansão da presença cultural, pela consolidação de novos territórios e por movimentos que reforçaram a integração entre marca, negócios e inovação. Em 2025, a companhia avançou em iniciativas de música, entretenimento, esporte, tecnologia e influência, além de ampliar sua atuação como plataforma de mídia por meio do Mercado Ads.

Iuri Maia, diretor de estratégias de marca do Mercado Livre, conta que o prêmio reflete uma consistência construída em diferentes frentes. “Estamos muito felizes com o reconhecimento como Destaque do Ano, que reflete a consistência do trabalho que temos construído no Mercado Livre. Esse prêmio materializa uma estratégia construída a partir de entendimentos profundos do consumidor, da capacidade de inovar com velocidade e da presença constante nos territórios culturais que se conectam ao nosso público”, afirma.

Iuri Maia: aceleração tecnológica e conexões entre comunicação e negócio | Imagem: Divulgação

Já no começo deste ano, a marca ampliou sua presença em grandes propriedades de mídia, como o ‘Big Brother Brasil 25’. O investimento 30% maior no programa incluiu três cotas, ações de gamificação, dinâmicas integradas e campanhas com criadores parceiros.

A música também se consolidou como meio estratégico. Com o Meli Music, a companhia reforçou o diálogo com a geração Z por meio de narrativas, easter eggs e ações que conectaram entretenimento e consumo. A campanha criada pela GUT incluiu artistas como Matuê, Luísa Sonza e Maísa, além de dois shows no Mercado Pago Hall, na Mercado Livre Arena Pacaembu.

No esporte, a consolidação da Mercado Livre Arena Pacaembu e parcerias com nomes como Neymar Jr. e Ronaldo fortaleceram o posicionamento da marca nesse território. O espaço se tornou eixo central de ativações que unem cultura, entretenimento e comunidade, reforçando o protagonismo do grupo no ambiente esportivo.

Em tecnologia, a companhia realizou uma das primeiras campanhas totalmente produzidas com inteligência artificial generativa no mercado brasileiro, em parceria com a Samsung. O filme da Smart Week, criado pela GUT, utilizou ferramentas de IA para compor cenas ambientadas na selva, integrando tecnologia e criatividade a uma narrativa que reforça rapidez e eficiência logística.

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de 1 de dezembro.