Publicidade movimentou mais de R$ 9 bilhões no período, contra 8,3 bi na comparação com 2022

O mercado fechou o primeiro semestre de 2023 com R$ 9,14 bilhões de investimentos em mídia, o que resultou num crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado – à época, foram investidos R$ 8,3 bi (com 309 agências)

Em 2022, o volume de injeção totalizou R$ 21,2 bilhões.

A TV aberta é a que tem o maior share – 43% de todo o investimento; na sequência, aparece o meio internet (36,9%). Na terceira posição, aparece a mídia exterior, com 9,2%.

"Mercado vem melhorando com as medidas do novo governo, absorvendo novas diretrizes econômicas e nossa expectativa é que segundo semestre seja ainda melhor, tendo em vista a movimentação inerente ao período com picos de consumo como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, que exigem comunicação com o consumidor", disse Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.

As informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo CTMI – Comitê Técnico de Métricas e Indicadores - que reúne especialistas e dirigentes representantes de Anunciantes, Agências, Veículos e Elos Digitais.

As informações fornecidas pelas agências são aquelas dos PIs efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.

(Crédito: Foto de Matthew Guay na Unsplash)