Cena do videoclipe Bluesman, que conquistou o Grand Prix Entertainment Lions for Music em Cannes este ano (Divulgação)

Por mais esforço que a AKQA faça para manter a discrição e os pés no chão diante de um ano de enormes conquistas, é impossível falar delas em 2019 sem destacar os sete Leões em Cannes, sendo dois deles Grand Prix, o Grand Clio em OOH, as indicações ao Music Video Festival e o título de Agência do Ano no Especial Melhores de 2019 realizado pelo PROPMARK.

“Os prêmios são um reconhecimento do que estamos implementando tanto em nível processual como com clientes e parceiros, e de que estamos no caminho certo. Mas não podemos desvirtuar e deixar que isso nos iluda. Nós continuamos sendo a mesma AKQA que éramos”, defendem Diego Machado e Hugo Veiga, diretores-executivos de criação da agência.

Embora os resultados de 2019 tenham sido expressivos, os criativos afirmam que não há pressão do WWP para repetir performance e que a chancela dos festivais facilita o trabalho. “Acreditamos em algo diferente do padrão. Desde que abrimos a AKQA não fomos na inércia do modelo tradicional de agência. Em algum lugar esse carimbo, por mais que a gente não mude nosso dia a dia, dá uma segurança para quem estava com dúvida e acaba vendo que tem coisas interessantes aqui”, apontam.

Equipe da AKQA no palco do festival com um dos sete Leões que levou em 2019 (Alê Oliveira)

A postura discreta e distinta também passa pela relação que têm com compra de mídia. “As agências ficam tão presas à venda de mídia que acabam por incluir as entregas criativas nestes pacotes. […] Nossa remuneração independe da mídia. Então se cria uma relação de confiança com os clientes e quando entregamos alguma ideia, eles entendem que do tempo que dispendemos em criação e estratégia, esse foi considerado o melhor caminho a seguir”, afirmam.

Até por isso, a agência explora novos formatos, como no caso do lançamento da 3ª temporada de Stranger Things, em que levaram as pessoas a sintonizarem o conteúdo utilizando o Bombril como antena do celular.

“O mercado está mudando devagar e não precisa acelerar esse processo. […] Tem o momento de repensar os formatos não só no Brasil, mas na indústria como um todo. Está tudo sendo repensado e os valores ressignificados”, ponderam.

Para 2020, o objetivo da agência é “ser feliz”, ou melhor, continuar sendo. Segundo os criativos, no mapa que mede a felicidade entre todas as agências do grupo WPP, a AKQA lidera a lista. “Desde o começo não colocamos muita pressão. Temos metas, mas não uma obrigação, senão vira frustração. Tentamos ser felizes indo para aquela direção e se esbarrarmos na votação do PROPMARK a gente fica contente”, concluem.

Confira as cinco agências mais lembradas no Especial Melhores PROPMARK:

1º AKQA
2º DPZ&T
3º David
4º W+K
5º WMcCann