Lilian June, diretora de mídia da Artplan: 'Cada vez mais as mulheres são as protagonistas no mercado de consumo no Brasil'Utilizando dados do IBGE-Censo 2010, que mostra que o universo feminino já representa 51% da população brasileira — ou seja, são mais de 97 milhões de mulheres no país —, a Artplan se dedicou ao tema “Comportamento feminino” no seu último informativo de mídia (de setembro), que prepara e envia eletronicamente para seus públicos de interesse.

Para entender o boom provocado pelas mulheres no mercado de consumo e de trabalho nos últimos anos, a agência buscou se aprofundar em aspectos sobre como elas se relacionam com os diversos segmentos de consumo, além de seus hábitos de consumo e assuntos de interesse.

“Cada vez mais as mulheres são as protagonistas no mercado de consumo no Brasil”, justifica Lilian June, diretora de mídia da Artplan. A executiva explica que o objetivo do Artplan Mídia — com edições periódicas no decorrer do ano — é compartilhar informações relevantes de pesquisas e análises de temas que sejam de interesse do mercado anunciante, veículos e profissionais de comunicação. “Os anunciantes que quiserem aproveitar este momento terão um maior valor agregado à marca. É uma oportunidade de se relacionar e construir uma história com esta mulher, de olho no investimento atual e no futuro”, diz Lilian.

A executiva ressalta que as mulheres estão no mercado de trabalho investindo seu dinheiro, sobretudo, em segmentos como educação, beleza e moda. “Elas são decididas na hora das compras e economicamente ativas”, pontua. Por isso, a diretora de mídia da Artplan destaca que o boom das mulheres reflete a importância que esse universo feminino significa para o consumo. “Aprofundar os conhecimentos do universo feminino é fundamental para as marcas se relacionarem com ele”, indica.

Segundo a executiva, a Artplan tem uma expertise grande em retratar o universo feminino, já que cria campanhas para clientes muito focados nas mulheres há muitos anos, como Niely e Leader. A agência trabalha com um perfil de consumidora brasileira concentrada nas classes BC, sendo 47% com idade entre 25 e 49 anos. No Artplan Mídia sobre “Comportamento feminino”, a agência traz ainda dados da pesquisa do Instituto Data Popular, realizada no primeiro trimestre de 2012. O estudo aponta que as brasileiras poupam para consumir e que mais da metade usa o dinheiro para investimentos pessoais ou para compras à vista. A previsão é que as mulheres movimentarão R$ 738 bilhões este ano.