Marketing digital, marketing tradicional, marketing de conteúdo… São muitas as definições que ouvimos nos últimos anos, no setor que tem se tornado cada vez mais estratégico para a performance dos negócios. Com o advento de soluções tecnológicas que são aplicáveis na área de comunicação, tornou-se cada vez mais importante que as técnicas de diversas áreas de uma empresa atuem de maneira integrada, visando um objetivo comum.

Estamos falando do Profound Marketing! Em linhas gerais, essa é uma tendência que reúne o que há de melhor no Marketing, Vendas, Negócios e Tecnologia, para identificar oportunidades e gaps dentro de uma empresa e desenvolver estratégias que ajudem a alcançar objetivos específicos. Portanto, está decretado o fim da era dos “sua empresa precisa investir em x e-mails marketing por mês”.

A grande proposta de valor do Profound Marketing é fazer uma imersão completa no cliente, partindo da área de Marketing e Vendas para entender quais são as principais barreiras que impedem seu crescimento e quais estratégias podem ser desenvolvidas para resolvê-las e que, ao final, impactam todas as áreas do negócio.

Consegue entender onde esse novo conceito quer nos levar? Saímos da esfera de comunicação, apenas, e partimos para uma disciplina essencial a uma empresa: sua performance e escala enquanto negócio. Para explicar um pouco melhor, posso listar as principais bandeiras do P.M:

Nos livrarmos dos excessos: enxergamos cada cliente como um projeto diferente, com necessidades específicas e entregamos o que é realmente essencial;

Espontaneidade: a espontaneidade nos permite revisitar nossa estratégia constantemente, sem medo de mudar e melhorar;

Explorar o desconhecido: questionamos sim, mas também propomos soluções. Acreditamos que toda empresa é única e suas soluções também precisam ser;

Projetos mais livres: desenvolvemos relações de confiança, o que gera liberdade para executar projetos melhores;

Nem tudo são dados: cada relatório precisa gerar informações relevantes, que conectam todas as áreas e esforços e trazem inteligência;

A proposta do P.M para os contratantes é falar sobre negócio. Ou seja, pegar o que há de melhor em metodologias disponíveis no mercado e adaptar ao negócio do cliente – e não o contrário.

Por fim, a grande sacada do Profound Marketing é atuar no chamado Humans to Humans (H2H), ou seja, o que fazemos é um reflexo daquilo que somos. Assim, cada ação é estruturada para impactar as pessoas que estão por trás dos seus negócios. Para isso, os profissionais do segmento devem focar em três pilares de entregas principais: Diagnóstico, Planejamento e Execução. Sendo que esse último deve ser uma atividade focada para melhoria contínua. Afinal, não podemos parar no tempo.

Eduardo Fonseca é CMO da agência DIWE.