O antigo jargão que tempos atrás ocupou, com rara insistência, não apenas espaço e tempo na mídia, viralizando na população brasileira, ainda nos primórdios da web, volta a ganhar força neste período de encerramento do ano.
 
Com todos os altos e baixos vividos nos últimos tempos na economia do país, e devido aos sinais de melhora que vêm surgindo no cenário empresarial, será inevitável a pergunta nos últimos dias do ano e até mesmo no início de 2018, que todos contamos que seja melhor que este.
 
Pena a votação da reforma previdenciária ter ficado para fevereiro, atrasando o que poderia reforçar o início para valer da retomada.
 
De qualquer forma, temos a esperança de que, mesmo com o retardo, ela será aprovada pelo bem do país e de todos os aposentados presentes e futuros.
 
Quem defende o contrário está pensando apenas em si e mesmo assim de forma errada, pois se o país arrebentar, não será apenas para determinada parcela da população.
 
Em meio a essas incertezas, é inegável a mudança do clima econômico, com os principais índices apontando para uma nova realidade.
 
O ano que está chegando será responsável por grandes mudanças, que tanto poderão significar avanços como retrocessos. Preferimos acreditar nos primeiros, em que pesem pesquisas eleitorais apontando para a dianteira de candidatos que sequer precisam dizer a que chegarão, em caso de vitória nas urnas. Todos sabemos o que nos acontecerá caso um deles alcance a Presidência da República.
 
Como bons brasileiros, porém, preferimos seguir a trilha do otimismo, acreditando em novas forças políticas, não apenas na Presidência da República, como também e principalmente no Parlamento do país.
 
Devemos espalhar aos quatro cantos, já a partir do início do ano, que não se deve reeleger ninguém. Votos apenas para novos candidatos, não necessariamente na idade, mas na vida política.
 
Com isso e sem nenhum tipo de lei de exceção, acabaremos provocando uma intensa renovação nos quadros políticos brasileiros.
 
***
A matéria de capa desta edição do PROPMARK promove uma retrospectiva sobre o ano que está terminando, ouvindo dirigentes importantes do mercado da comunicação sobre os desafios enfrentados.
 
O que se percebe nos depoimentos é uma grande esperança em relação a 2018, por tudo o que ficou este ano represado. Além disso, há a Copa do Mundo na Rússia, sempre um grande acontecimento a aquecer o mercado, estimulando as vendas.
 
Até por isso, a televisão – que reconhece ter se saído relativamente bem este ano, além do out of home e do digital – repetirá sua condição de rainha das mídias em nosso país, com um ano muito promissor pela frente.
 
Chamamos ainda a atenção dos leitores deste Editorial para matéria que interessará sobretudo aos criativos que pensam em deixar o país, em virtude das muitas dificuldades hoje enfrentadas pela maioria dos brasileiros. Publicamos um ranking internacional, que aponta as empresas fora do nosso país em que mais eles querem trabalhar.
 
Por fim, reproduzimos previsões otimistas do comércio, sinalizando para um Natal com mais vendas e gastos do consumidor em relação ao ano passado.
 
Mais uma confirmação de que a melhora da economia não está apenas na publicidade oficial, mas também e principalmente na realidade das ruas.
 
***
Dados que não interessam somente aos palmeirenses, mas a todos os que sonham com o futebol cada vez mais empresarial e profissional: o patrimônio líquido da Crefisa, um mês antes de iniciar o patrocínio do Palmeiras, era de R$ 2,1 bilhões.
 
Passados 24 meses após a assinatura do contrato, esse valor já alcança a apreciável cifra de R$ 4 bi. Quase o dobro.
 
A fonte é o Banco Central brasileiro, bancodata.com.br/relatório/cref.
 
***
Este Editorial é em homenagem a Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Media, pelo profissionalismo e competência com que vem conduzindo a complexa transição do Ibope para a gigante Kantar Ibope Media, demonstrando completo conhecimento do que se trata.
 
***
O PROPMARK (impresso) não circulará nas duas próximas semanas, voltando normalmente dia 8 de janeiro. A versão online prosseguirá atualizada durante todo o período, sob a responsabilidade do jornalista Paulo Macedo.
 
Armando Ferrentini é presidente da Editora Referência,  que publica o PROPMARK e as revistas Marketing e Propaganda (aferrentini@editorareferencia.com.br).