Foryou13/iStock

Os gastos com publicidade digital na América Latina devem crescer 14,1% em 2019. É o que aponta um relatório da eMarketer. O documento analisa que plataformas digitais vão reivindicar quase um terço dos gastos na região até o final deste ano. A expectativa é que os anunciantes gastem US $ 9,17 bilhões.

“A publicidade digital na América Latina continua abaixo da média global, inibida pela penetração digital relativamente baixa e pelo poder absoluto da TV na região. No entanto, à medida que mais pessoas acessam a Internet pela primeira vez, as marcas estão tornando o digital parte integrante de sua estratégia de mídia para melhor se conectar e interagir com os consumidores em todos os canais”, explica o relatório.

O estudo aponta ainda que a publicidade de exibição impulsionada principalmente por vídeo e mídia social será responsável por mais de 57% do total de gastos com publicidade digital este ano. Ele é seguido por pesquisa (37,1%) e anúncios (5,5%).

O crescimento da publicidade móvel na América Latina foi impulsionado por investimentos em infra-estrutura digital, melhor acesso à internet móvel, planos de dados mais baratos e adoção rápida de smartphones. De acordo com o relatório, a parcela de gastos com publicidade digital será responsável por 62,7% investimentos digitais.

O documento analisou 4.138 métricas de 129 fontes, como condições econômicas de nível macro, tendências do mercado, receitas de grandes editores de anúncios, estimativas de outras empresas de pesquisa, consumo de mídia ao consumidor.

Otimistas, os analistas da eMarketer acreditam que os gastos gerais com mídia pagos na região continuarão a crescer e subirão para US $ 32,81 bilhões até 2023.