A SunsetDDB criou uma campanha para a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) com o objetivo de desmistificar estereótipos sobre refugiados. A comunicação mostraque embora tenham passado por circunstâncias excepcionais quando deixaram seus países, eles são pessoas como qualquer um de nós.

O conceito da campanha #GenteDaGente é definido pelas palavras empatia e solidariedade. O material visa mostrar que os refugiados são pessoas que deixaram para trás suas casas, famílias e amigos para sobreviver a uma situação de extrema violência e perseguição em seus países de origem, que não tiveram escolha para salvar a própria vida e da família. 

De acordo com Carla Cancellara, diretora de Criação da SunsetDDB, a vida deles não era diferente das nossas antes de deixarem seus países, e todos tinham e continuam tendo famílias, amigos e sonhos. “Queremos trazer essa percepção de identidade e, assim, trazer à tona o perfil solidário arraigado em cada um de nós. A campanha oferece ao público uma oportunidade de mostrar na prática essa solidariedade que é o manifesto de apoio aos refugiados que pode ser assinado por qualquer pessoa que queira se engajar causa dos refugiados”, afirma.

Refugiados que estão reconstruindo suas vidas no Brasil apresentam suas histórias nas peças da campanha, que que é composta por anúncios, filme e ações em social media. Entre eles estão o venezuelano Carlos, jornalista, tem 35 anos; Lúcia, de 21 anos, estudante que saiu da República Dominicana do Congo; e Rama, professora de 33 anos da Síria. 

Natasha Alexander, chefe da unidade de parcerias da Acnur com o setor privado, comenta a iniciativa. “Todos que estrelam a campanha são pessoas com grande potencial e que estão reconstruindo suas vidas no Brasil. A ideia é que conhecendo as histórias de alguns dos mais de 11 mil refugiados e requerentes de refúgio que hoje vivem no Brasil, os brasileiros fiquem ainda mais sensibilizados e os acolham bem, sem nenhum tipo de preconceito”, diz.

 

 

FICHA TÉCNICA
Agência: SunsetDDB
Título: #GenteDaGente
Anunciante: Agência da ONU para Refugiados (ACNUR)
Produto: Institucional
Copresidentes: Guilherme Jahara e Lígia Vulcano
CCO: Guilherme Jahara
Direção de Criação: Carla Cancellara, Samir Mesquita
Diretor de Arte: André Dalmédico, Caio Almeida
Redator: Bruno Ugo
Head de Produção: Patricia Benetti
RTV: Mariana Haddad
Vice-Presidência de Negócios: Fernanda Marin
Atendimento: João Guerrero
Fotógrafo: Marcus Steinmeyer
Assistente de Fotografia: Cristiano Rolemberg
Maquiadora: Julia Bachesque
Produção de Motion: Sailor Studio (Luccas Oliveira, Gustavo Almeida GGA, Diego Fernandes)
Diretora de Social Media: Inaiara Florêncio
Coordenador de Social Media: Dennys Amaro
Community Manager: Dandara Lima
Mídia: Karina Bortoto, Marcelo Akagi
Tráfego/Gerente de Projetos: Júlia Cavallari
Produção Gráfica: José Luiz Oliveira, Adriano Machado, Marcio Oliveira, Cristiano Dantas, Humberto Queiroz
Planejamento: Manoela Espinola, Raquel Guimarães
Produtora: Cine
Direção: Ivan Abumjara
Direção de fotografia: Eduardo Carapito
Edição: Fernando Lamb
Produção: Marcia Emiko Maruyama
Audio Direto: Samuel Bori
Produtora de som: Jamute
Produtor/Trilha: James Pinto, Daniel Teles
Atendimento (Jamute): Kiki Eisenbraun, Sabrina Geraissate
Coordenação (Jamute): Juliana Zuppo, Cassia Garcia
Engenheiro de som (Jamute): Otavio Bertolo, Fernanda Galetti, Rafael Laurenti
Figurinista: Fernanda Melo
Aprovação do cliente: Thereza Jatobá, Natasha Alexander