Marcus Rossi, CEO do evento (Crédito: Gabriel Garcia)

Dobrar os números, oferecer conteúdos ainda mais qualificados e internacionalizar o evento. Essas são as principais metas para a quarta edição da Gramado Summit, que ocorre de 5 a 7 de agosto, no Serra Park, em Gramado/RS.

O evento pretende reunir cerca de 200 empresas na feira de negócios, mais de 140 palestrantes nos palcos de conteúdo e 8 mil visitantes por dia. As projeções para a próxima edição foram anunciadas durante coletiva de imprensa ocorrida esta semana, no Guest Lounge.

Em 2019, o evento teve participantes de praticamente todos os estados brasileiros, além de contar com a participação dos governos de Canadá, Mônaco e Hong Kong como expositores. Para este ano, os organizadores querem internacionalizar ainda mais o evento, tanto na parte de expositores quanto na área de conteúdo.

“Começamos com um evento pequeno no interior de Gramado. Com a última edição, nós não só atingimos o país inteiro, como também alcançamos dimensão internacional. Para 2020, queremos reunir ainda mais pessoas para revolucionar a economia brasileira. Afinal, entendemos que a inovação passa pelo futuro de todos os negócios”, comenta Marcus Rossi, CEO do evento.

O primeiro passo para concretizar isso foi o anúncio de Jordan Belfort (Lobo de Wall Street) como palestrante. O case de Belfort foi eternizado nos cinemas por Leonardo DiCaprio, em filme dirigido por Martin Scorsese.

Além de Belfort, mais de 40 nomes já estão divulgados, entre eles Rony Meisler (Reserva), Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), Guilherme Martins (Playkids), Gabriela Augusto (Transcendemos), Icaro de Abreu (Mutato), Dado Schneider (Professor), Dani Junco (B2Mamy) e Leandro Demori (The Intercept).

Outro destaque na área de conteúdo é que a Gramado Summit terá palcos técnicos focados em segmentos específicos. Fora a plenária principal, um palco de Marketing, um de Finanças e o “Minas de Propósito” estão confirmados. Com curadoria da Petit Mídias Sociais, o espaço de Marketing terá nomes como Adriano Gianini (Consultor de Google Ads), Juliana Muncinelli (Twitter), Vagner Soares (Publicis) e Alê Garcia (Negro da Semana). “Vamos falar de conteúdo, propósito, estratégia, formatos diferentes de comunicação e, claro, sobre dados”, afirma Mariana Klein, diretora da Petit.

No palco de Finanças, com curadoria de Leandro Benincá (educador financeiro da Messem Investimentos), estão palestrantes como William Machado (Messem), Fabiana Panachão (Dinheiro em Foco/BandNews) e Alice Porto (Contadora da Bolsa). “Finanças e investimentos são assuntos que estão cada vez mais em alta no Brasil. Por isso, traremos nomes reconhecidos no mercado para falar sobre grana”, aponta Benincá.

Na feira de negócios, o objetivo é dobrar o número de empresas expositoras de 100 para 200, incluindo marcas consolidadas no mercado e startups em estágio inicial. Entre as já confirmadas estão Linker, Omie, Dobra, Dinamize, Softdesign, BiMachine e Share. Em termos de área construída, o evento passará de 12 mil m² para 20 mil m², o que representa um crescimento de 66,66%.

“Nós crescemos, mas não perdemos a essência de empoderar o pequeno. Continuaremos promovendo ações para que pequenas startups possam ser alavancadas no mercado, como o Elevator Pitch, concurso promovido pela Câmara de Comércio Brasil Canadá durante o evento. Ao mesmo tempo, estamos trazendo cada vez mais grandes corporações que buscam trazer soluções para nossos participantes, se conectar com startups e contratar mentes brilhantes para fazer parte dos seus times”, comenta a CSO da Gramado Summit, Clara Casagrande.

CSO da Gramado Summit, Clara Casagrande (Crédito: Gabriel Garcia)

Outra novidade na feira são os cursos técnicos, realizados em estandes interativos durante o evento. Rafael Martins, CEO do Share, está organizando algumas dessas aulas e mentorias. “Em um estande de 100 m², teremos aulas com profissionais de ponta do mercado nacional, como Bruno Scartozzoni, Maria Eduarda Fortuna, Fahen Carvalho e Felipe Miranda”, explica Rafael.

Além da palestra de abertura da edição, Jordan Belfort ministrará um curso exclusivo para apenas 100 pessoas. Durante três horas, ele ensinará as principais técnicas que o tornaram o principal vendedor da história. Durante a coletiva de lançamento da Gramado Summit 2020, Belfort participou por meio de videoconferência. “Tendo informação e conhecimento técnico, qualquer pessoa pode chegar muito longe”, falou Belfort, sobre a persistência e a qualificação que os vendedores precisam ter.

O evento de 2020 também terá curso exclusivo com Belfort, além de um “braço” itinerante da feira, o Summit Talks, que busca levar o debate empreendedor para diversas regiões do Brasil ao longo do ano.