O Grupo de Planejamento de São Paulo realizou um levantamento sociodemográfico das equipes de planejadores e mensurou o engajamento das agências em relação à diversidade e inclusão. A iniciativa integra o programa Melhor no Plural e contou com a participação de 78 agências, sendo que 53% delas disseram não ter nenhum tipo de iniciativa relacionada ao tema, e apenas 13% informaram possuir um programa estruturado. Enquanto 17% contam com algum tipo de política exclusiva de contratação para grupos de diversidade, apenas 5% declaram ter um programa de mentoria e treinamento pós-contratação.

Muitas das agências informaram ter nas equipes de planejamento zero profissionais nos seguintes perfis: Pessoas com deficiência (94%), negros (64%), pessoas de periferia (26%), pessoas acima dos 50 anos (85%), pessoas LGBTI+ (17%) e pessoas fora do eixo Rio-São Paulo (40%).

A partir dos dados gerados, o GP, em parceria com a LoCurioso Research and Strategy, promoveu na última semana a Maratona de Aceleração Melhor do Plural. Os aprendizados do encontro serão a base para a formulação do Guia do Aceleração e de treinamentos para reformular os processos internos das agências.

Aprendizados do encontro serão a base para a formulação do Guia do Aceleração
Crédito: Divulgação