Para ampliar o conhecimento sobre o legado social das nações africanas, que permanece em grande parte escondido desde a época da escravidão, a J. Walter Thompson Brasil desenvolveu para a Faculdade Zumbi dos Palmares o projeto Black Box.

A iniciativa dá origem a um livro de 200 páginas que inclui caixas pretas que revelam informações importantes e nomes de heróis negros quando as páginas são viradas. A ação envolveu o trabalho de pesquisadores, historiadores, jornalistas, professores e pessoas envolvidas com o ativismo negro.

As civilizações africanas são responsáveis por importantes invenções para a humanidade, que vão desde o telescópio até o estabelecimento da base do cubismo nas artes. Cada capítulo do livro virou um tema e foi integrado ao currículo de diferentes níveis universitários da instituição de ensino.

“Após 300 anos de escravidão no Brasil, é urgente mudar a mentalidade que permeia um passado oculto, fundamental para devolver a autoestima e reparar omissões históricas importantes que estiveram na base do racismo no Brasil”, afirmam Danilo Janjacomo, diretor de criação, e Talita Cardozo, head de arte da JWT Brasil.

Divulgação