A semana foi marcada por movimentações que reforçam a reorganização do mercado em torno de liderança criativa, mídia, tecnologia e eficiência operacional. Entre os destaques, agências e grupos anunciam novos comandos, saídas executivas, unidades especializadas e reforços em áreas estratégicas, enquanto anunciantes, empresas de mídia e plataformas ampliam estruturas comerciais e de marketing para responder a um ambiente mais orientado por dados, conteúdo e novas frentes de receita. Confira as movimentações.
Agências e holdings
A Innocean Brasil anunciou J. Kwon como novo CEO da operação, após o retorno de John Lee à sede global da companhia, na Coreia do Sul. O executivo, que passou por LG Electronics e Innocean USA, assume com a missão de aproximar a experiência global da rede das demandas do mercado brasileiro.

Na Droga5, Felipe Simi, atual CEO da agência, também assume o cargo de chief creative officer (CCO) a partir da segunda quinzena de agosto. A movimentação acontece após a saída de Rafael Ziggy, que deixa a agência depois de quase seis anos para seguir um novo desafio profissional.

A Publicis Brasil reforçou a estrutura da Publicis Flame, operação global do Publicis Groupe dedicada ao Santander, com seis contratações nas áreas de criação, mídia, negócios e operações. Chegam Ana Alvarenga, Paulo Feijão, Thais Reis, Marco Giuseppe, Junior Freitas e Cacá Franklin.

Ainda no grupo, Andrea Fernandes deixa o Publicis Groupe Brasil após três anos como chief revenue & growth officer.

A AlmapBBDO lançou a Vista, unidade dedicada ao desenvolvimento de projetos de mídia out of home. A operação reunirá estratégia, criação, mídia, tecnologia e execução, sob o escopo de Rafaela Alves, COO da agência. Para comandar a frente, a agência contratou Bia Carmel como head de OOH.

A Cheil Brasil anunciou uma nova estrutura de liderança criativa, que passa a ser comandada por Eto Bastos e Marcelo Fiuza como diretores executivos de criação. A dupla assume o departamento em um momento de expansão da atuação full service da agência, que atende marcas como Samsung, Unilever, Nivea e Nongshim.

A Lovely apresentou Camila Saab como nova líder da área de mídia. A executiva também passa a integrar o board da agência, com foco na integração entre mídia, criatividade, dados, estratégia e performance.

A FKD Creators contratou Jeff Paixão como head de estratégia e performance, em um momento de reposicionamento da agência, que recentemente mudou de FKD Influencers para FKD Creators. O executivo atuará de forma transversal na liderança dos squads de influência, com foco em dados, inteligência analítica e estratégias para marcas e criadores.

A Curious também ampliou sua área criativa com a chegada de Thiago Aranha, que passa a liderar a disciplina na agência.

A Druid anunciou Michelle Ferreira como sócia e chief customer and commercial officer. A executiva passa a liderar as estratégias comerciais, de clientes e de parcerias, além das áreas de customer engineering, entrega técnica e suporte, com foco em mercados que demandam sistemas de alta disponibilidade, segurança e escala.

A Spark confirmou a saída de Maurício Kotait da direção de negócios.

A Ondina anunciou Camilla Bello como gerente de comunicação. A profissional passa a integrar a agência liderada por Alexia Chlamtac e Guilherme Mangas, com a missão de fortalecer a estratégia de comunicação e conteúdo da operação.

Anunciantes e entidades
O Grupo Tirolez anunciou Sarah Buchwitz como chief marketing & growth officer. A executiva será responsável pela estratégia de crescimento e pela gestão integrada das marcas Tirolez, Regina e Levitare, com atuação nos mercados de varejo e food service.

O Lide anunciou Ana Matos como vice-presidente de operações (COO), em uma reestruturação da diretoria que amplia a estrutura de liderança e reforça a governança corporativa do grupo. A movimentação também inclui Daniele Bornato como CFO, Vivian Salaro como CCO, Bia Cruz como CPO e Ana Lúcia Ventorim como CMO.

O Pinterest anunciou David Brinker como head global de conteúdo, com início em 17 de agosto e reporte a Lee Brown, diretor global de negócios da companhia. O executivo será responsável por liderar a estratégia de conteúdo da plataforma, incluindo parcerias, iniciativas com criadores, monetização, conteúdo original, branded content e patrocínios.

Mídia e plataformas
O SBT anunciou Alfonso Aurin como vice-presidente de negócios e facilities. A movimentação faz parte da estratégia da emissora de ampliar oportunidades comerciais, acelerar receitas e fortalecer a eficiência operacional.

O BocaTV, plataforma de jornalismo independente liderada por Rodrigo Bocardi, anunciou Cadu Valverde para reforçar o time em preparação para o lançamento de seu canal digital 24 horas. O executivo chega em um momento de expansão da operação e de aproximação com o mercado publicitário.

O Grupo Bandeirantes de Comunicação anunciou Rogério Domingues como diretor-geral comercial. Giselle Estefano, que ocupava a liderança da área, deixa a companhia para seguir um projeto pessoal no exterior.

A OffGrid anunciou Marcus Cunha como advisor de tecnologia. O executivo, que vive em Los Angeles e tem passagem pela DirecTV Latin America, chega em um momento de expansão da empresa no mercado de canais Fast e produção de conteúdo para TV Conectada.



