Divulgação

A Volkswagen AG e a Ford Motor Company anunciaram nesta terça, 15, o primeiro acordo formal de uma aliança que permitirá às empresas aumentar sua competitividade, gerar ganhos de escala e compartilhar investimentos em diferentes tecnologias.

As montadoras pretendem desenvolver vans comerciais e picapes médias para os mercados globais já a partir de 2022.

A Ford vai projetar e construir picapes médias para as duas marcas, enquanto a Volkswagen vai desenvolver e construir uma van urbana.

Além disso, ambas as empresas assinaram um memorando de intenções para estudar a colaboração em veículos autônomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos e iniciaram o aproveitamento de oportunidades. Outros programas conjuntos de veículos no futuro também estão sendo considerados.

A aliança, que não envolve a troca de ações entre as duas empresas, será dirigida por um comitê conjunto.

Presença atual

Tanto a Ford como a Volkswagen possuem negócios robustos em vans comerciais e picapes ao redor do mundo, com linhas como a família Ford Transit e a Ranger, assim como a Transporter, Caddy e Amarok da Volkswagen.

O volume total de veículos comerciais leves das empresas em 2018 somou cerca de 1,2 milhão de unidades globalmente, que poderia representar, de acordo com as companhias, o maior volume combinado da indústria com o ganho de escala de produção.

Ainda segundo a aliança, a demanda tanto de picapes médias como de vans comerciais tem projeção de crescimento global nos próximos cinco anos.