Fundada em 1668, a Merck é a marca química e farmacêutica mais antiga entre as companhias do setor que sobreviveram ao tempo para atuar na era digital. Logicamente que a empresa se adaptou de acordo com as necessidades de cada época e chegou a hora de se reinventar novamente. A companhia alemã divulgou nesta quinta-feira (15) sua estratégia de reposicionamento e a nova identidade visual que não mudava desde 2001. 

Criada pela agência FutureBrand, que atende clientes como Nespresso e para o Comitê Olímpico Internacional na identidade das Olímpiadas de 2012, em Londres, a nova aparência da Merck ganha cores vibrantes e design moderno. 

A gerente de comunicação da empresa no Brasil, Erica Smith, explica que a intenção é se diferenciar das concorrentes do setor farmacêutico e apresentar a marca como uma empresa também de tecnologia e life science. “O último logo não representava mais o posicionamento da empresa, que passou de uma global de médio porte para uma das líderes globais na área da tecnologia voltada para a saúde”, diz. “Assim como geralmente acontece nesse segmento, a gente simplesmente copiava nossos concorrentes. Mas a proposta agora foi se diferenciar das demais”, complementa. 

A executiva ainda chama a atenção para o objetivo de transformar a Merck em uma marca atraente para o mundo digital. “Isso ajuda a atrair talentos. Queremos ser vistos como uma empresa moderna e ter uma linguagem adaptada para conversar com o digital, onde estão as pessoas mais jovens”, relata Erica. 

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Em comunicado, o chairman e CEO da Merck, Karl-Ludwig Kley, também destacou a mudança como uma estratégia para posicionar melhor a empresa com as mudanças dos últimos 10 anos. “A Merck mudou fundamentalmente ao longo da última década. Nós desenvolvemos de um clássico fornecedor de produtos químicos e farmacêuticos para uma empresa global de tecnologia. Queremos ser reconhecidos e permanecer como uma companhia mundial forte e bem vista. Por isso, atualizamos as características da marca e estaremos focados em transmitir uma imagem jovem e cativante”, declarou. 

Além da nova identidade visual, a empresa anunciou que as submarcas Merck Serono e Merck Millipore se juntarão sob o guarda-chuva da Merck, que, portanto, passa a operar como uma marca única no Brasil e no resto do mundo. Apenas nos Estados Unidos e no Canadá, onde a empresa não detém os direitos de uso do nome, a companhia continua a ser chamada EMD Serono na área biofarmacêutica, EMD Perfomance Materials na área de produtos de alta tecnologia e EMD Millipore na área de life science. 

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