Investimento na tradição impulsiona resultados ligados à cultura local
A tradição é sinônimo de orgulho no Rio Grande do Sul e, para o mercado nacional, é uma oportunidade de se conectar aos gaúchos através das marcas. Com a proximidade de setembro, conhecido também como Mês Farroupilha, a cultura local fica mais viva e se expande por todo o estado. A data máxima é 20 de Setembro, quando se celebra o Dia do Gaúcho. Nessa época, o orgulho da cultura local ganha vida em acampamentos, desfiles, danças e nas rodas de chimarrão, unindo famílias e amigos em uma das maiores festas culturais do Brasil. Uma dessas grandes festas acontece no Acampamento Farroupilha, na capital.
O Estudo Persona, promovido em 2023 pelo Grupo RBS para entender o comportamento e o perfil do consumidor do Rio Grande do Sul, aponta que 92% dos gaúchos acreditam na importância de manter as tradições vivas, demonstrando que investir na cultura local de forma emocional, verdadeira e próxima tem resultado. Para o mercado nacional, os festejos são uma oportunidade estratégica de conexão com os gaúchos, afinal, participar do Mês Farroupilha é associar a marca a uma tradição que se renova com o amor de quem vive e valoriza essa terra todos os dias.
Tradição e experiência de marca
Idealizado para reunir grandes eventos, incluindo a tradição gaúcha, com churrasqueiras ao ar livre e um galpão crioulo, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido também como Parque Harmonia, é o grande anfitrião do Mês Farroupilha. O espaço transforma a Capital em um grande palco para essa celebração, tornando-se uma referência cultural para diferentes gerações.

Localizado na parte central do parque, o Galpão da RBS reúne milhares de pessoas durante mais de 15 dias de evento e permite a interação entre comunicadores e ouvintes, leitores e telespectadores. Durante o mês de setembro, a programação é ampliada e a agenda de veiculações intensificada em programas de rádio e televisão, no impresso e no digital, além da realização de ações estratégicas para conectar marcas com o público gaúcho.

Cobertura multimídia
• Programação diária
• Presença de comunicadores
• Campanha 360
• Ativações diversas
• Brindes
No ano passado, cerca de 124 milhões de pessoas foram impactadas com transmissões ao vivo, experiências exclusivas e ativações que aproximaram 20 marcas dos consumidores. O resultado de 2024 mostra a força da tradição gaúcha e a presença inovadora do Grupo RBS na transformação de conteúdos em negócios reais, com alcance e credibilidade durante o maior evento do calendário do Rio Grande do Sul.
Conecte-se com os gaúchos!
Prepare-se para uma experiência de conteúdo imersiva em 2025 com a RBS durante 30 dias, por meio de uma intensa cobertura multimídia (televisão, rádio, digital e impresso). Para assegurar a alta qualidade e oferecer uma vitrine completa às marcas, nossa produção inicia no pré-evento, entre 22 de agosto e 4 de setembro, planejando-se para uma entrega ainda mais estratégica nos dias oficiais do evento, entre 5 e 21 de setembro.
Como líderes de audiência, alcançando 84,5% do Rio Grande do Sul, o compromisso do veículo é levar as tradições e o orgulho gaúcho em cada casa, tanto nas cidades da Região Metropolitana quanto no interior. Com a curadoria e a credibilidade do Grupo RBS, os conteúdos vão criar narrativas, contar histórias e reviver memórias, conectadas com a população.

As oportunidades de patrocínio (ouro, prata, bronze) já estão disponíveis para marcas. A cobertura será itinerante e os comunicadores devem reforçar os laços de pertencimento com os gaúchos, alcançando alto engajamento e impacto com parceiros. Ainda, reportagens especiais, coberturas diárias do Acampamento Farroupilha e short vídeos complementam estratégias, provando que a essência de comunicar próximo da população e, em parceria com as marcas, gera também um grande impacto dentro do Estado.
RS: um ecossistema de possibilidades
Economia Forte: 5ª maior economia do Brasil, impulsionada pela Agropecuária e Indústria de Transformação
Alta Renda: 3ª maior renda per capita do Brasil (atrás de SP e DF)
Crescimento: 4,8% em relação ao ano anterior
Inovação: 5º melhor ecossistema de startups do Brasil. Porto Alegre é um polo de inovação com 165 startups (5% do total nacional)
Mercado-Teste: Porto Alegre e o estado do Rio Grande de Sul são um mercado ideal para bens e serviços, devido à renda, educação e diversidade cultural.
Saiba mais sobre o Mês Farroupilha
Assista o vídeo e entenda porque a nossa essência é ideal para o impacto da sua marca: