A nova política entrará em vigor no próximo ano e obrigará as empresas a sinalizarem imagens e sons criados ou alterados digitalmente

A Meta anunciou uma nova política para ajudar as pessoas a entenderem quando um anúncio sobre questões sociais, eleições ou anúncios políticos nas suas plataformas foram criados ou alterados digitalmente, inclusive por meio do uso de inteligência artificial.

Com o manual, que entrará em vigor no próximo ano e será aplicado de forma global, os anunciantes terão de divulgar sempre que um anúncio tiver uma imagem ou vídeo realista, ou áudio com som realista, mas que tenha sido criado digitalmente ou alterado.

Segundo a empresa, os anunciantes que veiculam esses anúncios não precisarão divulgar quando o conteúdo criado ou alterado digitalmente não forem relevantes ou substanciais para afirmação ou questão levantada no anúncio, incluindo ajustes no tamanho ou recorte de uma imagem, correção de cor ou nitidez da foto.

A Meta incluirá informações sobre esses anúncios quando um anunciante divulgar, durante o processo de publicidade, que o conteúdo foi criado ou alterado digitalmente e essas informações também aparecerão na Biblioteca de Anúncios.

Com as regras do novo manual, a plataforma também informou que não irá aceitar anúncios que não seguirem as novas orientações e que o não cumprimento da regra pode, inclusive, gerar sanções contra o anunciante.