Instituição convoca reunião para discutir ações sobre Facebook e Instagram

A Meta, empresa de tecnologia responsável pelas redes Facebook, Instagram e WhatsApp, respondeu à notificação extrajudicial enviada pela Advocacia-Geral da União (AGU) na última sexta-feira (10).

A big tech divulgou em documento que, por enquanto, encerrará o Programa de Verificação de Fatos independente apenas nos Estados Unidos. A empresa informou que este programa será substituído pelas Notas da Comunidade.

No Brasil, entretanto, a checagem de fatos realizada pela Meta continuará ativa por enquanto. A empresa também confirmou que as mudanças anunciadas em relação à Política de Conduta de Ódio já foram implementadas no Brasil, com o objetivo de "garantir maior espaço para a liberdade de expressão" e "permitir um debate mais amplo sobre temas atuais e relevantes na sociedade".

Em nota à imprensa, a AGU informou que convocou uma reunião nesta terça-feira (14), com o objetivo de discutir ações em relação às alterações anunciadas pela Meta.

"Somente após essa análise, a AGU, em conjunto com os demais órgãos, se pronunciará sobre os próximos passos em relação ao assunto e tornará público o teor da manifestação", explicou a AGU.