Pagamentos via Pix, ligações e inteligência artificial em português estão entre os anúncios do Conversations

A Meta realizou a terceira edição do Conversations, evento global da empresa sobre business messaging, e anunciou novidades para as empresas que utilizam o WhatsApp.

Em abril deste ano, a empresa lançou uma versão nova de inteligência artificial (IA) e, durante o evento, Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Meta, anunciou o lançamento da IA em português, e outros idiomas, que deverá ocorrer em julho de 2024.

"Muito embora a Índia seja o país com mais usuários, nosso nível de engajamento é muito superior. Então, quando a gente pensa em colocar a inteligência artificial, o assistente de voz embarcado no WhatsApp em português, imagina para quantas pessoas a gente dá acesso a mais funcionalidades e a mais ideias", afirma Laura Chiavone, diretora de agências da Meta no Brasil.

Mark Zuckerberg anunciou inteligência artificial em português (foto: Tayla Carolina)

Ainda sobre inteligência artificial, a Meta afirmou que estão treinando a IA para responder às perguntas mais populares que as empresas recebem pelo WhatsApp, facilitando a comunicação entre as empresas e os clientes. Além disso, a IA está sendo integrada para criar anúncios no Facebook e no Instagram, lembrando aos clientes quando deixarem um item no carrinho ou oferecendo desconto em compras.

"Todas as iniciativas que a gente tem de IA é para dar o poder das marcas conversarem em escala com milhões de pessoas. Respeitando o tom de voz e valores da marca. Tudo que a gente está fazendo, de IA generativa até a forma de entregar campanhas, são maneiras das marcas manterem a personalidade delas, alcançando as pessoas de uma forma que não seja invasiva, pensando no longo prazo", diz Laura.

Outra novidade é a extensão da funcionalidade de pagamentos para médias e grandes empresas em conversas no WhatsApp. Em 2023, a Meta lançou a funcionalidade de pagamentos no WhatsApp Business pelo aplicativo, facilitando as transações para pequenas empresas. Agora, a companhia estendeu a função para a plataforma do WhatsApp Business, permitindo que médias e grandes empresas possam receber pagamentos também. Além disso, a opção de pagamentos via Pix foi adicionada, facilitando a inserção da chave pela empresa e registrando o pagamento para o comprador.

Os aplicativos WhatsApp Business no Brasil, Índia, Indonésia e Colômbia estão começando a receber a implementação do Meta Verified , que garante diferentes funcionalidades para as empresas, como suporte de conta aprimorado, incluindo proteção contra falsificação de identidade, e a opção de funcionários usarem o WhatsApp em vários dispositivos.

A Meta acredita que as novidades possam ajudar nas estratégias desenvolvidas para as marcas. "As agências são talvez um dos nossos maiores parceiros no desenvolvimento de campanhas que conectam o WhatsApp com as marcas. Através de soluções que a gente tem, como o Click to WhatsApp, que é quando a gente faz um anúncio convidando a pessoa a conversar com aquela marca, a pessoa clica no anúncio e vai para o chat. É uma forma de você criar a base de usuários para uma marca com consentimento e conversas que sejam personalizadas", finaliza a diretora.

Além disso, o WhatsApp vai permitir que usuários façam ligações para grandes empresas por meio da ferramenta. Essa funcionalidade está em testes e em breve haverá a expansão para mais empresas nos próximos meses.