Segundo levantamento, anúncios em podcast, marketing de influenciadores e conteúdo patrocinado podem trazer mais de 70% em reconhecimento de marca

Divulgado nesta terça-feira (23) pela Nielsen, a primeira edição do Report ROI mostrou que metade dos profissionais de marketing não investe o suficiente para obter o ROI máximo de cada canal.

O informe global apresenta dados com o objetivo de auxiliar nos insights sobre o que impulsiona o retorno dos gastos com anúncios, como medir o retorno e como melhorar as métricas que as marcas já possuem, com conteúdo exclusivo para o público de anunciantes, agências e publishers.

De acordo com a Nielsen, embora uma taxa de retorno baixa signifique investimentos menores, esses esforços precisam ser maiores se o foco for manter crescimento e gerar mais retorno.

O indicador '50-50-50 Gap' afirma que 50% dos planos de mídia têm investimentos 50% menores do que o necessário em termos de ROI ideal, dessa forma, o ROI pode ser aprimorado na mesma proporção, se o investimento for o ideal.

Izabel Petegrosso, líder de impact marketing da Nielsen, conta que o investimento no público-alvo adequado é fundamental para elevar o ROI e, com isso, expandir a visibilidade da marca.

Izabel Petegrosso, líder de impact marketing da Nielsen (Divulgação)

"Esse report de ROI traz recomendações que permitem identificar os desafios e orientar as marcas sobre a eficiência das mídias. Além disso, antecipa situações que apenas seriam identificadas após decisões equivocadas de negócio”, disse a executiva.

Além de budget, o levantamento da Nielsen revelou que, para novos players, anúncios de podcast, marketing de influenciadores e conteúdo patrocinado podem trazer mais de 70% em reconhecimento de marca.

Em relação à mensuração de audiência, outra insight, a Nielsen disse que campanhas com 'forte alcance' no target têm os melhores resultados de vendas. Por outro lado, alerta, apenas 63% do investimento em digital chega de fato nesse target, 'o que demonstra que mais de um terço do investimento está mal direcionado', informou o Report ROI, da Nielsen.

(Crédito: Markus Winkler on Unsplash)