Agilidade para gerar conteúdos é a expertise que já está sendo usada por anunciantes e plataformas digitais como Meta, TikTok e Kwai

O mercado global de conteúdo gerado pelo usuário, conhecido globalmente como UGC, está em crescimento vertical que, segundo a martech Pikko, terá um salto de US$ 343 milhões contabilizado em 2024 para US$ 2,5 trilhões em 2033. A microssegmentação, foco da UGC, é visível e tem como aliadas as ferramentas automatizadas para a geração de campanhas.

Deny Zatariano, idealizador da Pikko, que já atende O Boticário, Vai de Bolsa e Meutudo, trabalha com metodologia proprietária que transforma uma ideia central em conteúdos sob medida para Meta, TikTok e YouTube.

“A proposta é simples: marcas podem criar briefing com agentes de inteligência artificial treinados em economia criativa e definir microssegmentação de público, que consiste em dividir sua audiência em grupos específicos, considerando não só dados demográficos, mas comportamentos, contextos e motivações, e receber em poucos dias centenas de vídeos gravados por criadores reais, prontos para rodar nas principais plataformas”, diz Zatariano, que tem passagem por agências como JWT, Contrapunto BBDO (Espanha), REF+ e Cheil Worldwide, além de ter atuado como head de comunicação da startup Gringo.

O executivo Deny Zatariano, idealizador da Pikko, que já atende O Boticário, Vai de Bolsa e Meutudo, observa crescimento da UGC (Divulgação)

“É estrategicamente mais eficiente desenvolver cem vídeos segmentados, direcionados a dez diferentes perfis de público, com dez variações de conteúdo adaptadas às necessidades e comportamentos de cada segmento. Estamos resolvendo uma dor do mercado: como personalizar campanhas para públicos específicos sem depender de agência ou equipe criativa interna gigante”, afirma.

Coexistir com a IA é um desafio e, em algumas áreas, ela vai agilizar processos que levariam tempo. Zatariano explica que uma fintech precisava comunicar uma mudança regulatória em tempo recorde. O resultado foi que em 72 horas foram gerados 20 vídeos.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 23 de junho de 2025