Grupo de Mídia planeja cursos montados conforme o perfil dos profissionais
A escassez de cursos de capacitação é indicada por 59,3% dos 437 profissionais ouvidos pelo Grupo de Mídia de São Paulo e Kantar Ibope Media na pesquisa online “Que mídia é essa?”. Conhecimento estratégico (87%), capacitação técnica (81%), compreensão de dados (69%), performance (62%), entendimento de negócios (50%), growth (35%) e domínio das ferramentas de social (28%) são as aptidões consideradas mais importantes para a atuação na área.
O desenvolvimento dessas habilidades ainda depende de gestores preparados (45,2%), incentivos para atrair e reter talentos (45,1%), planos de carreira consistentes (36,4%), melhorias financeiras e benefícios (24,6%). O resultado do levantamento embasará novas iniciativas do Grupo de Mídia (GM) para fomentar oportunidades de qualificação montadas conforme o perfil do profissional de mídia brasileiro.
“A pesquisa mostrou um ponto sobre o qual já tínhamos percepção: que o mercado sentia falta de cursos de especialização técnica que sejam completos, sem o viés exclusivo de uma plataforma ou outra, abordando todos os temas de maneira agnóstica e gratuita, e isso passa a ser observado com mais atenção pelo Comitê de Educação do Grupo de Mídia”, afirma Aline Moda, que integra o Comitê de Educação do GM.
Promover a reciclagem dos conhecimentos técnicos já em vigor na atividade também faz parte do plano. “Fomentar e capacitar o mercado de mídia é um dos pilares de atuação da Kantar Ibope Media. Neste sentido, apoiar o Grupo de Mídia de São Paulo na realização dessa pesquisa nacional coloca parâmetros claros sobre os gaps no desenvolvimento dos profissionais, criando bases para um setor cada vez mais preparado para os desafios atuais e futuros”, diz Adriana Favaro, diretora de desenvolvimento de negócios da Kantar Ibope Media.
Leia a íntegra da matéria na edição impressa do dia 13 de novembro