Live-commerce, metaverso e amadurecimento digital estão entre os temas destacados pelas lideranças do mercado digital
Players do meio digital prometem intensificar os investimentos para colocar a tecnologia em prol de experiências que combinem personalização com demandas sociais. Na esteira da recuperação tão almejada pelo mercado, estão plataformas capazes de garantir o modelo híbrido de trabalho, o crescimento do live-commerce, a democratização da educação e novas formas de se consumir conteúdo, amadurecimento digital e vivências no metaverso.
"Destaco o fim dos cookies de terceiros em navegadores, programado para 2023. Este ano, deve ser pautado pela busca de tecnologias cookieless e estratégias baseadas em dados próprios. Assim, marcas e mídias estarão prontas para oferecer experiências cada vez mais personalizadas. Soluções como a Real-Time Customer Data Platform ganharão maior relevância”
"O Zoom será reconhecido como a mais completa plataforma de comunicação unificada da história. Lideramos a transformação do trabalho ao nos tornarmos uma ferramenta essencial para a realização de tarefas por vídeo. O futuro já é híbrido e o Zoom foi o protagonista dessa história. A tendência é que o nosso conteúdo acompanhe o crescimento da plataforma, e aumente ainda mais”
"Continuaremos reinventando a Deezer para trazer a melhor experiência. O nosso foco é levar música digital para mais pessoas, trazer aos ouvintes o melhor conteúdo e experiência auditiva, tanto em conteúdos musicais e não musicais quanto nosso algoritmo, líder do setor, para que a Deezer possa oferecer uma experiência ainda mais pessoal e relevante no mercado de streaming"
"2022 é o ano da recuperação. Não se pode dizer o que vai ser do mundo pós-pandêmico e as pessoas continuarão a transformar as estruturas, práticas sociais e de consumo. Isso reforça a nossa visão de levar inspiração. Buscamos oferecer uma experiência de compras visual e divertida para que os usuários gostem de comprar pela internet tanto quanto na vida real”
"O nosso propósito é democratizar a educação. Com o isolamento social, as pessoas nos procuraram para aprender um idioma, e batemos recorde de novos usuários. Para 2022, queremos continuar crescendo e atraindo novos alunos, e motivar ainda mais nossos usuários a continuar progredindo nos cursos, provando que nossa metodologia é divertida, acessível e eficaz”
"Estamos orgulhosos do que conquistamos nos últimos sete anos no Brasil, e animados com o futuro. Enxergamos na retomada das atividades uma oportunidade para aumentar o protagonismo da música e podcasts. Continuaremos inovando para oferecer qualidade de experiência auditiva e acesso ao melhor conteúdo, além de conectar cada vez mais artistas e fãs”
"A digitalização das empresas deve continuar e ações presenciais devem voltar com força, mas o investimento em mídia digital deverá continuar no mesmo ritmo. O marketing de conteúdo será ainda mais relevante, já que há demanda por qualidade, relevância e confiabilidade. São materiais que demonstram confiança, podendo estar em vídeo, áudio, texto ou imagem consumidos no mobile e
redes sociais, e como parte das estratégias de account based marketing”
"Com a pandemia mais controlada, detectamos uma tendência de as pessoas aproveitarem mais momentos ao ar livre. E começamos a fazer um movimento para oferecer novas experiências de marca outdoor. Temos exemplos com ativações no Parque do Ibirapuera e serviços delivery em parceria com a Orla Rio. Vamos consolidar a atuação em projetos de conteúdo integrando influenciadores, veículos de mídia e novas redes sociais, além de avançar na criação de experiências no metaverso”
"Queremos seguir promovendo ações de marketing que, em vez de focar apenas em um viés transacional, visam também o viés social. Esse tipo de comunicação agrega valor de marca e aproxima ainda mais os consumidores. Acreditamos também que a comunicação seguirá orientada a estratégias 360°, com o digital sendo um lugar de mensagens segmentadas e específicas, mas com mídias como a televisão e o OOH tendo um papel crucial no awareness geral da marca”
"Movimentos lançados em 2021 deverão ganhar ainda mais escala neste ano de 2022. O formato de vídeos curtos, com o aniversário de um ano de YouTube Shorts no país; interação e conversão por meio das ferramentas de YouTube Shopping; e a nova forma de consumir conteúdo, como vamos ver no Paulistão, são experiências em vídeo que, com certeza, nos deixam ainda mais animados”
"Entregamos a melhor experiência de compra com foco no crescimento de produtos, conveniência e preços. Essa é nossa visão a longo prazo, e é para isso que trabalhamos. Queremos nos aproximar ainda mais do brasileiro. Como parte dessa estratégia, a Amazon será uma das patrocinadoras da transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2022 e da Copa do Brasil 2022”
"Anunciamos um novo capítulo. Escolhemos o nome Meta, que representa o compromisso para construção de tecnologias sociais que podem nos levar além do que a conexão digital possibilita, e devido à conexão com o metaverso. A forma como marcas globais já estão usando AR e VR é uma tendência que continuará se expandindo neste ano”
"A tecnologia terá papel cada vez mais importante. Nos últimos dois anos, o Google se manteve ao lado das empresas para entender tendências de consumo e alavancar resultados. Perseguir a maturidade digital, alinhando estratégias de marketing com o negócio, deve ser prioridade para acelerar a digitalização por meio de data-driven e novas tecnologias"
"Em 2022, continuaremos buscando maneiras mais autênticas para conectar com as nossas comunidades. Queremos que essa conexão seja mais orgânica, sem se parecer com uma propaganda, que interrompe a experiência do usuário, e cada vez mais surpreender, trazer alegria para os usuários. Aposto muito na continuação das experiências phygital, ou seja, conectando o mundo offline com o online: formatos de vídeos curtos com um storytelling engajador; colaborações inovadoras e ousadas entre marcas, plataformas e creators; e mais marcas buscando co-criar e construir junto com seu público"
"Após dois anos de mudanças, iniciamos 2022 com a esperança de trocar experiências e uma ansiedade por vivenciar tudo o que não foi possível. Com uma diversificada agenda de eventos para todos os gostos - apaixonados por música, realities e, claro, futebol -, mais do que nunca vamos querer participar de tudo na mesma hora. O grande desafio das marcas será atrair a atenção das pessoas - e será no Twitter, local onde os movimentos culturais acontecem, que elas poderão se conectar de forma genuína com os consumidores e participar ativamente do que está acontecendo no momento"
"As projeções apontam um crescimento menor do mercado publicitário digital em 2022, algo em torno de 9%, com um contexto econômico mais desafiador pelo impacto da inflação acumulada em 2021 e as projeções de PIB menores. Vemos grande potencial em vídeo, captura de leads, conteúdo, produções e projetos. Continuaremos a aumentar o nosso inventário disponível em vídeo, que tem grande atração com a audiência e marcas. Vamos lançar produtos de captura de leads ainda no 1º trimestre, atendendo à necessidade dos nossos clientes de manter contato direto com as audiências considerando o "fim dos cookies". Prevemos um lineup ambicioso em produções e projetos, com sucessos da casa como o reality Ultimate Legends Training (ULT) renovados para 2022"